A escola guarda uma outra especificidade: a escola precisa ser preservada da política. Esses educadores, pensando e agindo assim, estão também fazendo uma política: a política da alienação imposta. É verdade. Ensinar, aprender, são atos importantes, essenciais numa sala de aula. Mas esta é também uma meia-verdade. Numa óptica transformadora, o que mede a qualidade do ato educativo é muito mais a solidariedade de classe e a formação da cidadania militante do que a quantidade de conhecimentos adquiridos. Nossa educação revela-se incompetente e alienada tanto no que concerne à transformação e assimilação de conhecimentos quanto na formação da cidadania, porque entre outras causas não consegue fazer ciência com consciência. Moacir Gadotti
A escola guarda uma outra especificidade: a escola precisa ser preservada da política. Esses educadores, pensando e agindo assim, estão também fazendo uma política: a política da alienação imposta. É verdade. Ensinar, aprender, são atos importantes, essenciais numa sala de aula. Mas esta é também uma meia-verdade. Numa óptica transformadora, o que mede a qualidade do ato educativo é muito mais a solidariedade de classe e a formação da cidadania militante do que a quantidade de conhecimentos adquiridos. Nossa educação revela-se incompetente e alienada tanto no que concerne à transformação e assimilação de conhecimentos quanto na formação da cidadania, porque entre outras causas não consegue fazer ciência com consciência. Moacir Gadotti