Com uma proposta didática baseada em métodos ativos de ensino-aprendizagem, Para Gostar de Química traz um conjunto de situações diversificadas de ensino, como mapas conceituais, problemas que favoreçam a atividade mental, efeito de espaçamento de memória, cartoons, técnica de cloze, jogos, descoberta pessoal guiada, poesia, desafios, reelaboração de conceitos pelo próprio discente, curiosidades químicas, indicações de vídeos, animações e quizzes para complementação de aprendizagem dos conceitos estudados, entre outras, que convida o leitor a participar ativamente dos processos de aprendizagem. Uma das estratégias metodológicas utilizada na obra busca despertar emoções como surpresa e humor, que melhoram a concentração, facilitam a formação de novas memórias, além de favorecer a associação entre aprendizado e prazer intelectual. As situações-problema foram elaboradas em um nível adequado e crescente de dificuldade, representando desafios transponíveis e consequente sensação de satisfação dos leitores, já que o cérebro libera pequenas quantidades de dopamina, neurotransmissor responsável pela função de recompensa, sempre que solucionamos uma atividade cognitiva desafiadora. Para Gostar de Química apresenta uma nova forma de ensinar e aprender Química, que, através de situações de aprendizagens instigantes, coloca o leitor em contato com os conteúdos de forma interativa e lúdica, proporciona um primeiro contato agradável e assim evita a aversão que muitos desenvolvem em relação a esta disciplina.
introdução à química geral
Com uma proposta didática baseada em métodos ativos de ensino-aprendizagem, Para Gostar de Química traz um conjunto de situações diversificadas de ensino, como mapas conceituais, problemas que favoreçam a atividade mental, efeito de espaçamento de memória, cartoons, técnica de cloze, jogos, descoberta pessoal guiada, poesia, desafios, reelaboração de conceitos pelo próprio discente, curiosidades químicas, indicações de vídeos, animações e quizzes para complementação de aprendizagem dos conceitos estudados, entre outras, que convida o leitor a participar ativamente dos processos de aprendizagem. Uma das estratégias metodológicas utilizada na obra busca despertar emoções como surpresa e humor, que melhoram a concentração, facilitam a formação de novas memórias, além de favorecer a associação entre aprendizado e prazer intelectual. As situações-problema foram elaboradas em um nível adequado e crescente de dificuldade, representando desafios transponíveis e consequente sensação de satisfação dos leitores, já que o cérebro libera pequenas quantidades de dopamina, neurotransmissor responsável pela função de recompensa, sempre que solucionamos uma atividade cognitiva desafiadora. Para Gostar de Química apresenta uma nova forma de ensinar e aprender Química, que, através de situações de aprendizagens instigantes, coloca o leitor em contato com os conteúdos de forma interativa e lúdica, proporciona um primeiro contato agradável e assim evita a aversão que muitos desenvolvem em relação a esta disciplina.