O Cariri cearense é uma região que apresenta um rico patrimônio material e imaterial de origem africana. Tais elementos apontam para a ampliação das possibilidades de ensino a partir das africanidades locais em todas as áreas do conhecimento. A pesquisadora Meryelle Macedo da Silva analisa aspectos desse patrimônio presentes na tecnologia das construções no município de Crato-CE, trazendo um panorama da presença negra e a importância desse grupo no processo de formação territorial desse lugar. A autora revisita a história do município e nos coloca no contexto do bairro Seminário, visibilizando a população negra como construtora do espaço geográfico e propondo ressignificações para o campo da educação patrimonial. Com isso, reivindica uma educação territorializada que rompa com a perspectiva eurocentrada e nos ajude a significar as existências negras no passado e no presente. Temos, nesta obra, um importante repertório das africanidades presentes no município de Crato-CE e que devem constituir os currículos escolares e dos cursos de formação de professores(as) no processo de ensino da história e cultura africana e afrodescendente. As reflexões apresentadas buscam aproximar estudantes, pesquisadores(as), profissionais da educação da história do lugar, o conhecimento de parte importante das trajetórias da população negra no contexto do Cariri cearense e o desenvolvimento de ações que promovam uma educação antirracista. Prof.ª Dr.ª Cicera Nunes
O Cariri cearense é uma região que apresenta um rico patrimônio material e imaterial de origem africana. Tais elementos apontam para a ampliação das possibilidades de ensino a partir das africanidades locais em todas as áreas do conhecimento. A pesquisadora Meryelle Macedo da Silva analisa aspectos desse patrimônio presentes na tecnologia das construções no município de Crato-CE, trazendo um panorama da presença negra e a importância desse grupo no processo de formação territorial desse lugar. A autora revisita a história do município e nos coloca no contexto do bairro Seminário, visibilizando a população negra como construtora do espaço geográfico e propondo ressignificações para o campo da educação patrimonial. Com isso, reivindica uma educação territorializada que rompa com a perspectiva eurocentrada e nos ajude a significar as existências negras no passado e no presente. Temos, nesta obra, um importante repertório das africanidades presentes no município de Crato-CE e que devem constituir os currículos escolares e dos cursos de formação de professores(as) no processo de ensino da história e cultura africana e afrodescendente. As reflexões apresentadas buscam aproximar estudantes, pesquisadores(as), profissionais da educação da história do lugar, o conhecimento de parte importante das trajetórias da população negra no contexto do Cariri cearense e o desenvolvimento de ações que promovam uma educação antirracista. Prof.ª Dr.ª Cicera Nunes