A doutrina de Ambrósio de Milão forma um surpreendente sistema de verdades cristãs, bem equilibrado e completo no essencial. Seus textos são de grande beleza literária, muitas vezes poéticos, inspirados sobretudo nas descrições. O Examerão, isto é, o relato dos seis dias da criação do mundo, narrada no primeiro capítulo do Livro do Gênesis, é inspirado na obra homônima de Basílio. Em seu Examerão, composto de 9 homilias por volta 387/388, Ambrósio endossa a interpretação literal de que a cada dia de 24 horas corresponde uma ou várias ações criadoras de Deus, que finalmente descansou no sétimo dia, o sábado. Sua leitura desproblematizada da criação conforma-se com a intenção geral dos Padres de desfazer a contradição entre espírito e matéria, Ser absoluto e seres contingentes, característica da filosofia helenística. Sua aproximação da Escritura é sempre humilde e simples. A metodologia de Ambrósio no Examerão consiste quase sempre em partir do sentido literal da Escritura e dele tirar ilações teológicas e morais. A obra foi concluída na perfeição do homem; nele Deus descansou, porque, sendo misericórdia, tinha alguém para perdoar os pecados; estava assim prefigurado o mistério pascal de Jesus Cristo, que descansou na cruz, redimindo a humanidade.
A doutrina de Ambrósio de Milão forma um surpreendente sistema de verdades cristãs, bem equilibrado e completo no essencial. Seus textos são de grande beleza literária, muitas vezes poéticos, inspirados sobretudo nas descrições. O Examerão, isto é, o relato dos seis dias da criação do mundo, narrada no primeiro capítulo do Livro do Gênesis, é inspirado na obra homônima de Basílio. Em seu Examerão, composto de 9 homilias por volta 387/388, Ambrósio endossa a interpretação literal de que a cada dia de 24 horas corresponde uma ou várias ações criadoras de Deus, que finalmente descansou no sétimo dia, o sábado. Sua leitura desproblematizada da criação conforma-se com a intenção geral dos Padres de desfazer a contradição entre espírito e matéria, Ser absoluto e seres contingentes, característica da filosofia helenística. Sua aproximação da Escritura é sempre humilde e simples. A metodologia de Ambrósio no Examerão consiste quase sempre em partir do sentido literal da Escritura e dele tirar ilações teológicas e morais. A obra foi concluída na perfeição do homem; nele Deus descansou, porque, sendo misericórdia, tinha alguém para perdoar os pecados; estava assim prefigurado o mistério pascal de Jesus Cristo, que descansou na cruz, redimindo a humanidade.