As metáforas amorosas da linguagem matrimonial exprimem o amor religioso, ou místico, e este último serve-se da linguagem mística para descrever o efeito sublime do amor; daí o emprego da linguagem do amor humano para tratar do amor divino: ela é suficiente para ilustrar como o amor é potência unificadora e transformadora. Sob tal perspectiva, é igualmente fácil compreender como um texto do gênero do Cântico dos Cânticos é considerado palavra divina endereçada aos homens. Embora Orígenes não tenha sido o primeiro a compor um comentário patrístico ao Cântico dos Cânticos, sua interpretação colhe misticamente a intensidade da linguagem do amor matrimonial, transpondo-a da atração sexual à relação amorosa religiosa. A leitura origeniana do motivo matrimonial no Cântico dos Cânticos funda-se na primazia do amor. Essa primazia, presente em Orígenes desde o início de sua atividade exegética e que culmina no Comentário e nas Homilias ao Cântico dos Cânticos, é a chave de leitura de várias questões da fé e da moral cristãs, mas que precisa de constante purificação.
As metáforas amorosas da linguagem matrimonial exprimem o amor religioso, ou místico, e este último serve-se da linguagem mística para descrever o efeito sublime do amor; daí o emprego da linguagem do amor humano para tratar do amor divino: ela é suficiente para ilustrar como o amor é potência unificadora e transformadora. Sob tal perspectiva, é igualmente fácil compreender como um texto do gênero do Cântico dos Cânticos é considerado palavra divina endereçada aos homens. Embora Orígenes não tenha sido o primeiro a compor um comentário patrístico ao Cântico dos Cânticos, sua interpretação colhe misticamente a intensidade da linguagem do amor matrimonial, transpondo-a da atração sexual à relação amorosa religiosa. A leitura origeniana do motivo matrimonial no Cântico dos Cânticos funda-se na primazia do amor. Essa primazia, presente em Orígenes desde o início de sua atividade exegética e que culmina no Comentário e nas Homilias ao Cântico dos Cânticos, é a chave de leitura de várias questões da fé e da moral cristãs, mas que precisa de constante purificação.