“O título Paulo e o dom tem uma dupla nuance. Vai ao encontro do enquadramento de nossa discussão dentro da antropologia do dom, mas também indica que nosso foco primário será a doação divina do dom, o que, para Paulo, é realçado e realizado no dom de Cristo (o dom). O que está diante de você é uma reconsideração de ‘graça’ dentro da antropologia e da história do dom, um estudo das interpretações de beneficência divina no período do Segundo Templo e, dentro desse contexto, uma nova avaliação da teologia de Paulo do evento Cristo como dom, como se expressa em Gálatas e Romanos.”
“O título Paulo e o dom tem uma dupla nuance. Vai ao encontro do enquadramento de nossa discussão dentro da antropologia do dom, mas também indica que nosso foco primário será a doação divina do dom, o que, para Paulo, é realçado e realizado no dom de Cristo (o dom). O que está diante de você é uma reconsideração de ‘graça’ dentro da antropologia e da história do dom, um estudo das interpretações de beneficência divina no período do Segundo Templo e, dentro desse contexto, uma nova avaliação da teologia de Paulo do evento Cristo como dom, como se expressa em Gálatas e Romanos.”