Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas 1890-1970

Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas 1890-1970

Um Primeiro Curso de Álgebra Linear

Um Primeiro Curso de Álgebra Linear

Pesos e medidas do Brasil colonial, tradição e cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de Matemática

R$ 33,00
Pesos e medidas estão em nossas vidas... cotidianamente... de tal forma, que, muitas vezes, não nos damos conta da nossa dependência em relação aos padrões de medida. Como um dos conteúdos do Ensino Básico, atualmente, o sistema métrico foi incluído nos currículos, a partir de 1862 no Brasil, demandando um tempo para que esse tópico fosse ensinado efetivamente nas escolas. Considerando a importância de se realizar abordagens históricas nas aulas de Matemática, trazemos uma proposta de trabalho diferenciada, que pode ser realizada em qualquer etapa do Ensino Básico, adequando-a a cada nível de escolaridade. Contextualizando uma realidade de práticas sociais que ocorrem em nosso país, enfocamos determinadas medidas antigas e medidas não oficiais que continuam sendo praticadas em comunidades localizadas ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais. Promover uma discussão em sala de aula sobre a manutenção padrões de medidas não-oficiais que atendem condições laborais específicas, a partir de uma perspectiva sócio-cultural, pode ser um caminho para se efetivar um projeto interdisciplinar, rompendo com a fragmentação dos saberes e tornando as aulas mais significativas para os alunos.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9788578614638
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Nádia Aparecida dos Santos Elenice de Souza Lodron; Sant’Ana Zuin
Número de páginas 96
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 8578614631
Encadernação Brochura
Edição 1
Tiragem 0
Descrição Pesos e medidas estão em nossas vidas... cotidianamente... de tal forma, que, muitas vezes, não nos damos conta da nossa dependência em relação aos padrões de medida. Como um dos conteúdos do Ensino Básico, atualmente, o sistema métrico foi incluído nos currículos, a partir de 1862 no Brasil, demandando um tempo para que esse tópico fosse ensinado efetivamente nas escolas. Considerando a importância de se realizar abordagens históricas nas aulas de Matemática, trazemos uma proposta de trabalho diferenciada, que pode ser realizada em qualquer etapa do Ensino Básico, adequando-a a cada nível de escolaridade. Contextualizando uma realidade de práticas sociais que ocorrem em nosso país, enfocamos determinadas medidas antigas e medidas não oficiais que continuam sendo praticadas em comunidades localizadas ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais. Promover uma discussão em sala de aula sobre a manutenção padrões de medidas não-oficiais que atendem condições laborais específicas, a partir de uma perspectiva sócio-cultural, pode ser um caminho para se efetivar um projeto interdisciplinar, rompendo com a fragmentação dos saberes e tornando as aulas mais significativas para os alunos.
Código de Barras 9788578614638

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Pesos e medidas do Brasil colonial, tradição e cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de Matemática