Este livro discute as representações da pessoa em situação de deficiência nos cinemas brasileiro e internacional na perspectiva dos Estudos Culturais Críticos, ao analisar livros, teses e filmes sobre o tema na atualidade. Assim, traça um mapa da produção cinematográfica protagonizada por esses sujeitos, que se desdobra em quatro roteiros independentes. O primeiro roteiro apresenta um levantamento bibliográfico sobre produções que relacionam cinema e deficiência. O segundo aborda as políticas públicas relacionadas tanto à produção e até certo ponto à exibição desses filmes no Brasil quanto ao processo de inclusão das pessoas em situação de deficiência nas vidas escolar e social brasileiras. A terceira rota apresenta um mapa da produção cinematográfica especificadamente e analisa a caracterização dos personagens considerando as situações de invisibilidade, de previsibilidade e de imprevisibilidade desses indivíduos nas narrativas. No último roteiro, há resenhas de alguns filmes citados ao longo do livro e sugestões de estratégias para estimular a apreciação fílmica dos docentes. No livro, considera-se o papel imprescindível desses filmes na perpetuação ou transformação de conceitos, estereótipos e preconceitos que a sociedade tem sobre os grupos minoritários considerados “Outros”, nos quais se incluem as pessoas em situação de deficiência.
Ana Lúcia Faria Maria Jaqueline de Grammont Machado de; Azevedo Araújo
Número de páginas
160
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
652512851X
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2022
Tiragem
0
Descrição
Representações em um mapa noturno
Este livro discute as representações da pessoa em situação de deficiência nos cinemas brasileiro e internacional na perspectiva dos Estudos Culturais Críticos, ao analisar livros, teses e filmes sobre o tema na atualidade. Assim, traça um mapa da produção cinematográfica protagonizada por esses sujeitos, que se desdobra em quatro roteiros independentes. O primeiro roteiro apresenta um levantamento bibliográfico sobre produções que relacionam cinema e deficiência. O segundo aborda as políticas públicas relacionadas tanto à produção e até certo ponto à exibição desses filmes no Brasil quanto ao processo de inclusão das pessoas em situação de deficiência nas vidas escolar e social brasileiras. A terceira rota apresenta um mapa da produção cinematográfica especificadamente e analisa a caracterização dos personagens considerando as situações de invisibilidade, de previsibilidade e de imprevisibilidade desses indivíduos nas narrativas. No último roteiro, há resenhas de alguns filmes citados ao longo do livro e sugestões de estratégias para estimular a apreciação fílmica dos docentes. No livro, considera-se o papel imprescindível desses filmes na perpetuação ou transformação de conceitos, estereótipos e preconceitos que a sociedade tem sobre os grupos minoritários considerados “Outros”, nos quais se incluem as pessoas em situação de deficiência.