A trajetória poética de Affonso Romano de Sant’Anna, reconhecido como um dos intelectuais brasileiros de maior importância, é refeita nesta ''Poesia reunida, 1965-1999'', em dois volumes. Do início rebelde e contracultural da época da ditadura aos experimentalismos formais de influência drummondiana, dos poemas de preocupação social e cotidiana ao lirismo apaixonado aparentado de Pablo Neruda, a poesia de Romano de Sant’Anna perfaz o percurso da poesia brasileira da segunda metade do século 20, em seus temas e formas. Identidade nacional, crise metafísica, indianismo e busca pela liberdade são alguns dos temas abordados por Romano de Sant’Anna, além de metapoesia, sempre com a leveza estilística que é marca do autor. Poesia reunida compila os poemas dos livros ''Canto e palavra'' (1965), ''Poesia sobre poesia'' (1975), ''A grande fala do índio guarani'' (1978), ''Que país é este?'' (1980), ''Política e paixão'' (1984), ''A catedral de Colônia'' (1985), ''O lado esquerdo do meu peito'' (1992) e ''Textamentos'' (1999).
A trajetória poética de Affonso Romano de Sant’Anna, reconhecido como um dos intelectuais brasileiros de maior importância, é refeita nesta ''Poesia reunida, 1965-1999'', em dois volumes. Do início rebelde e contracultural da época da ditadura aos experimentalismos formais de influência drummondiana, dos poemas de preocupação social e cotidiana ao lirismo apaixonado aparentado de Pablo Neruda, a poesia de Romano de Sant’Anna perfaz o percurso da poesia brasileira da segunda metade do século 20, em seus temas e formas. Identidade nacional, crise metafísica, indianismo e busca pela liberdade são alguns dos temas abordados por Romano de Sant’Anna, além de metapoesia, sempre com a leveza estilística que é marca do autor. Poesia reunida compila os poemas dos livros ''Canto e palavra'' (1965), ''Poesia sobre poesia'' (1975), ''A grande fala do índio guarani'' (1978), ''Que país é este?'' (1980), ''Política e paixão'' (1984), ''A catedral de Colônia'' (1985), ''O lado esquerdo do meu peito'' (1992) e ''Textamentos'' (1999).