Esta obra oferece reflexões teóricas e sugestões de atividades práticas voltadas à formação e à atuação do docente do Ensino Médio na área de Projeto de Vida, partindo das suas vivências pessoais e sociais e da sua experiência como educador de outros componentes curriculares.
Os autores são especialistas em diferentes áreas – educação básica, ensino universitário e organizações não governamentais –, que partilham suas experiências profissionais e projetos pedagógicos, fornecendo instrumentos para a compreensão do que é criar um projeto de vida e de como ensinar aos alunos a descobrirem seus objetivos e propósitos.
Neste livro são apresentados um breve histórico sobre o surgimento e a evolução do Projeto de Vida nos documentos oficiais nacionais; questões norteadoras para a construção do projeto de vida do professor; as contribuições da psicologia para o autoconhecimento; o desenvolvimento do protagonismo juvenil com base na metodologia de Design Thinking; a abordagem da Pedagogia da Presença com alunos em contexto de vulnerabilidade social; e propostas práticas para aplicação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Teoria e prática na construção de projetos com professores e alunos
Esta obra oferece reflexões teóricas e sugestões de atividades práticas voltadas à formação e à atuação do docente do Ensino Médio na área de Projeto de Vida, partindo das suas vivências pessoais e sociais e da sua experiência como educador de outros componentes curriculares.
Os autores são especialistas em diferentes áreas – educação básica, ensino universitário e organizações não governamentais –, que partilham suas experiências profissionais e projetos pedagógicos, fornecendo instrumentos para a compreensão do que é criar um projeto de vida e de como ensinar aos alunos a descobrirem seus objetivos e propósitos.
Neste livro são apresentados um breve histórico sobre o surgimento e a evolução do Projeto de Vida nos documentos oficiais nacionais; questões norteadoras para a construção do projeto de vida do professor; as contribuições da psicologia para o autoconhecimento; o desenvolvimento do protagonismo juvenil com base na metodologia de Design Thinking; a abordagem da Pedagogia da Presença com alunos em contexto de vulnerabilidade social; e propostas práticas para aplicação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.