O volume 5 da Série Educação e Desenvolvimento Humano/Regional traz a contribuição de diversos autores, abordando suas experiências e formas de pensar os processos de conhecimento e de cuidado com o saber, evidenciando: os regimes do saber e o cuidado nas práticas científicas; o diálogo entre a memória, a museologia, a documentação e a informação; a subjetividade do conhecimento, através das relações de conhecimento-ação, cognição e práticas filosóficas; o fazer pedagógico sob as perspectivas antirracista e decolonial; o acesso das pessoas com deficiência à escola; a tecnologia para a inclusão social; a teatralidade e a diversidade cultural na valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A relevância do cuidado social é também presente, pois aqui também se refletiu acerca das possibilidades de desconstrução das violências existentes na escola; da contenção em psiquiatria, do poder terapêutico de falar; e de dispositivos socioculturais que atendem demandas comunitárias relativas ao saber e ao conhecimento.
Leliana Santos de Sousa - Alicio Rodrigues Matos - Vangivaldo de Menezes Souza (Orgs.)
Número de páginas
246
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
6525141176
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2023
Tiragem
0
Descrição
O volume 5 da Série Educação e Desenvolvimento Humano/Regional traz a contribuição de diversos autores, abordando suas experiências e formas de pensar os processos de conhecimento e de cuidado com o saber, evidenciando: os regimes do saber e o cuidado nas práticas científicas; o diálogo entre a memória, a museologia, a documentação e a informação; a subjetividade do conhecimento, através das relações de conhecimento-ação, cognição e práticas filosóficas; o fazer pedagógico sob as perspectivas antirracista e decolonial; o acesso das pessoas com deficiência à escola; a tecnologia para a inclusão social; a teatralidade e a diversidade cultural na valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A relevância do cuidado social é também presente, pois aqui também se refletiu acerca das possibilidades de desconstrução das violências existentes na escola; da contenção em psiquiatria, do poder terapêutico de falar; e de dispositivos socioculturais que atendem demandas comunitárias relativas ao saber e ao conhecimento.