O livro Scoping review: sete temas sobre docência em revisão aborda o interessante e escassamente explorado tema da formação doutoral no Brasil. O projeto foi desenvolvido pelos professores doutores Orlando Fernández Aquino e Tiago Zanquêta de Souza no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, em 2022. Com foco na pedagogia doutoral, na investigação e na comunicação cientí?ca, ensina-se aos investigadores em formação a pesquisar, fundamentar e comunicar seus primeiros resultados de investigação sobre o tema de suas respectivas teses, com base na metodologia de revisão sistemática de literatura denominada PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). O caráter rigoroso e sistemático dessa metodologia, entre outras vantagens, disciplina os pesquisadores novatos na lógica e no rigor da ciência, assim como nos princípios da comunicação cientí?ca mais acurada. Na metodologia da pesquisa utilizada em todos os capítulos, assim como na abordagem multidimensional de um tema de maior abrangência, a docência, tem esta obra seu foco e sua unidade superior. O livro apresenta sete capítulos: “Indi-cadores para o diagnóstico da atividade de estudo: uma revisão de alcance”; “Formação continuada de professores dos cursos de ?sioterapia: uma revisão sistemática de literatura”; “Formação continuada de professores da educação infantil: uma revisão de alcance”; “A formação continuada de professores de Educação Ambiental: uma revisão de alcance”; “As competências digitais docentes: uma revisão de escopo sobre o tema”; “Explorando o conceito de competência docente: uma revisão de escopo” e “Saúde mental do professor em análise: uma revisão de escopo”. Cada um desses capítulos é uma mostra de originalidade da pesquisa, da metodologia e da comunicação dos resultados. Em cada um deles con?rma-se como é possível elevar a qualidade da formação doutoral quando boas práticas de gestão da docência são colocadas em função da formação dos futuros doutores. Esse é um dos problemas ainda pendentes de serem resolvidos na pós-graduação stricto sensu. O livro demonstra, com resultados concretos, um dos caminhos possíveis para alcançar essa meta na formação de doutores no Brasil.
O livro Scoping review: sete temas sobre docência em revisão aborda o interessante e escassamente explorado tema da formação doutoral no Brasil. O projeto foi desenvolvido pelos professores doutores Orlando Fernández Aquino e Tiago Zanquêta de Souza no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, em 2022. Com foco na pedagogia doutoral, na investigação e na comunicação cientí?ca, ensina-se aos investigadores em formação a pesquisar, fundamentar e comunicar seus primeiros resultados de investigação sobre o tema de suas respectivas teses, com base na metodologia de revisão sistemática de literatura denominada PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). O caráter rigoroso e sistemático dessa metodologia, entre outras vantagens, disciplina os pesquisadores novatos na lógica e no rigor da ciência, assim como nos princípios da comunicação cientí?ca mais acurada. Na metodologia da pesquisa utilizada em todos os capítulos, assim como na abordagem multidimensional de um tema de maior abrangência, a docência, tem esta obra seu foco e sua unidade superior. O livro apresenta sete capítulos: “Indi-cadores para o diagnóstico da atividade de estudo: uma revisão de alcance”; “Formação continuada de professores dos cursos de ?sioterapia: uma revisão sistemática de literatura”; “Formação continuada de professores da educação infantil: uma revisão de alcance”; “A formação continuada de professores de Educação Ambiental: uma revisão de alcance”; “As competências digitais docentes: uma revisão de escopo sobre o tema”; “Explorando o conceito de competência docente: uma revisão de escopo” e “Saúde mental do professor em análise: uma revisão de escopo”. Cada um desses capítulos é uma mostra de originalidade da pesquisa, da metodologia e da comunicação dos resultados. Em cada um deles con?rma-se como é possível elevar a qualidade da formação doutoral quando boas práticas de gestão da docência são colocadas em função da formação dos futuros doutores. Esse é um dos problemas ainda pendentes de serem resolvidos na pós-graduação stricto sensu. O livro demonstra, com resultados concretos, um dos caminhos possíveis para alcançar essa meta na formação de doutores no Brasil.