Eleita um dos cem melhores livros africanos do século XX, a obra é uma crítica radical e rigorosa aos discursos eurocêntricos em torno da África e um manifesto em defesa do protagonismo negro-africano na filosofia. Primeira edição brasileira de um dos maiores clássicos do pensamento africano, Sobre a "filosofia africana" é um convite para o engajamento crítico com o trabalho de estudiosos africanos num mundo que tanto se sustentou na negação racista da capacidade intelectual de pessoas negras. As aspas no título não são um detalhe, pois simbolizam um olhar que coloca sob suspeita a ideia de uma filosofia africana produzida a partir de lentes eurocêntricas. Desenvolvendo uma contundente crítica à etnofilosofia, baseada na suposta existência de um pensamento coletivo africano, Paulin J. Hountondji defende a passagem da África-objeto para a África-sujeito, de modo que a filosofia africana nada mais que é "o conjunto de textos produzidos por africanos e qualificados como filosóficos por seus próprios autores.
Crítica da etonofilosofia
Eleita um dos cem melhores livros africanos do século XX, a obra é uma crítica radical e rigorosa aos discursos eurocêntricos em torno da África e um manifesto em defesa do protagonismo negro-africano na filosofia. Primeira edição brasileira de um dos maiores clássicos do pensamento africano, Sobre a "filosofia africana" é um convite para o engajamento crítico com o trabalho de estudiosos africanos num mundo que tanto se sustentou na negação racista da capacidade intelectual de pessoas negras. As aspas no título não são um detalhe, pois simbolizam um olhar que coloca sob suspeita a ideia de uma filosofia africana produzida a partir de lentes eurocêntricas. Desenvolvendo uma contundente crítica à etnofilosofia, baseada na suposta existência de um pensamento coletivo africano, Paulin J. Hountondji defende a passagem da África-objeto para a África-sujeito, de modo que a filosofia africana nada mais que é "o conjunto de textos produzidos por africanos e qualificados como filosóficos por seus próprios autores.