Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Terrorismo, Turismo, Direito

Terrorismo, Turismo, Direito

Tarefas Para Avaliação Neuropsicologica

Tarefas Para Avaliação Neuropsicologica

TCLPP

R$ 123,40
O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas. Pode ser empregado em contexto clínico, como auxiliar no diagnóstico diferencial de distúrbios de leitura, ou no co ntexto escolar de forma coletiva, para acompanhamento da aquisição da leitura. Em sua segunda edição, há novos dados normativos, de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, separadamente por tipo de dependência administrativa (escolas públicas e escolas privadas), o que torna ainda mais precisa a avaliação das estratégias de leitura. Este manual apresenta os substratos teóricos do instrumento, com fundamentação na ciência cognitiva da leitura, informações sobre como aplicar o instrumento, normas para sua interpretação, dados sobre suas propriedades psicométricas como análise de itens, precisão e evidências de validade, bem como estudos que ilustram a análise dos resultados. O TCLPP possui oito itens de treino e 70 itens de teste, cada qu al composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i.e., pseudopalavras) ou semânticos (i.e., palavra associ ada à figura incompatível com ela). As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade e tipo de escola. Adicionalmente, a análise idiográfica comparando os itens do teste permite interpretar o padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfi co, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (logográfica, fonológica, lexical) prevalecentes. Ao permitir comparar o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras, o TCLPP fornece uma visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dif iculdade específica. É uma ferramenta paras educadores e clínicos no mapeamento da alfabetização e das dificuldades de leitura.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9786587672397
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Alessandra Gotuzo Seabra
Número de páginas 184
Editora MEMNON EDIÇÕES CIENTÍFICAS
Genero Geral
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 9786587672397
Encadernação Brochura
Edição 2
Ano de Edição 2023
Tiragem 0
Descrição Teste De Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas. Pode ser empregado em contexto clínico, como auxiliar no diagnóstico diferencial de distúrbios de leitura, ou no co ntexto escolar de forma coletiva, para acompanhamento da aquisição da leitura. Em sua segunda edição, há novos dados normativos, de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, separadamente por tipo de dependência administrativa (escolas públicas e escolas privadas), o que torna ainda mais precisa a avaliação das estratégias de leitura. Este manual apresenta os substratos teóricos do instrumento, com fundamentação na ciência cognitiva da leitura, informações sobre como aplicar o instrumento, normas para sua interpretação, dados sobre suas propriedades psicométricas como análise de itens, precisão e evidências de validade, bem como estudos que ilustram a análise dos resultados. O TCLPP possui oito itens de treino e 70 itens de teste, cada qu al composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i.e., pseudopalavras) ou semânticos (i.e., palavra associ ada à figura incompatível com ela). As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade e tipo de escola. Adicionalmente, a análise idiográfica comparando os itens do teste permite interpretar o padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfi co, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (logográfica, fonológica, lexical) prevalecentes. Ao permitir comparar o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras, o TCLPP fornece uma visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dif iculdade específica. É uma ferramenta paras educadores e clínicos no mapeamento da alfabetização e das dificuldades de leitura.
Código de Barras 9786587672397

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:TCLPP