Este livro objetiva recomendar e apresentar 16 diferentes estudos que tratam da concepção, avaliação, adaptação e usabilidade de jogos analógicos e digitais com suas respectivas técnicas metodológicas, empreendidas em situações de colaboração e à luz de parcerias entre universidade, escolas e instituições especializadas, voltados ao estudante público-alvo da Educação Especial. Neste percurso, os autores desvelam caminhos para a constituição de Tecnologia Assistiva no que tange a implementar intervenções em contextos educacionais e com viés para a reabilitação. A obra, apresentada em três seções, discorre, na primeira parte, sobre seleção, adaptação e avaliação de jogos analógicos, mais especificamente os de mesa e tabuleiros e os de realidade virtual, em particular os exergames. Na segunda parte, aborda os caminhos metodológicos para a sistematização de jogos analógicos e de realidade virtual como Tecnologia Assistiva, para o treino de funções executivas em estudantes com Paralisia Cerebral e com o Transtorno do Espectro Autista. Na terceira e última parte, trata da elaboração de modelos de procedimentos didático-metodológicos para adaptar e intervir com recursos de Tecnologia Assistiva. Por fim, evidencia e tem a intencionalidade de levar o leitor a compreender como selecionar, construir, adquirir e promover estratégias de ensino ou adaptar o jogo ou o recurso pedagógico de modo funcional e, em situação de colaboração, para concepção de Tecnologia Assistiva em contextos educacionais ou terapêuticos. Todos os estudos produzidos e apresentados foram desenvolvidos no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e Adaptação (Letaia), alocado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, em Presidente Prudente. Desejamos uma excelente experiência a todos. DADOS DO FOMENTO (folha de rosto ou ficha catalográfica/técnica) O presente livro foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001. Modalidade: Programa Proap da Capes (N° do Auxílio: 1206/2020 | N° do Processo: 88881.593618/2020-01) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – Processo: 2015/06400-6
treino de funções executivas na educação especial
Este livro objetiva recomendar e apresentar 16 diferentes estudos que tratam da concepção, avaliação, adaptação e usabilidade de jogos analógicos e digitais com suas respectivas técnicas metodológicas, empreendidas em situações de colaboração e à luz de parcerias entre universidade, escolas e instituições especializadas, voltados ao estudante público-alvo da Educação Especial. Neste percurso, os autores desvelam caminhos para a constituição de Tecnologia Assistiva no que tange a implementar intervenções em contextos educacionais e com viés para a reabilitação. A obra, apresentada em três seções, discorre, na primeira parte, sobre seleção, adaptação e avaliação de jogos analógicos, mais especificamente os de mesa e tabuleiros e os de realidade virtual, em particular os exergames. Na segunda parte, aborda os caminhos metodológicos para a sistematização de jogos analógicos e de realidade virtual como Tecnologia Assistiva, para o treino de funções executivas em estudantes com Paralisia Cerebral e com o Transtorno do Espectro Autista. Na terceira e última parte, trata da elaboração de modelos de procedimentos didático-metodológicos para adaptar e intervir com recursos de Tecnologia Assistiva. Por fim, evidencia e tem a intencionalidade de levar o leitor a compreender como selecionar, construir, adquirir e promover estratégias de ensino ou adaptar o jogo ou o recurso pedagógico de modo funcional e, em situação de colaboração, para concepção de Tecnologia Assistiva em contextos educacionais ou terapêuticos. Todos os estudos produzidos e apresentados foram desenvolvidos no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e Adaptação (Letaia), alocado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, em Presidente Prudente. Desejamos uma excelente experiência a todos. DADOS DO FOMENTO (folha de rosto ou ficha catalográfica/técnica) O presente livro foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001. Modalidade: Programa Proap da Capes (N° do Auxílio: 1206/2020 | N° do Processo: 88881.593618/2020-01) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – Processo: 2015/06400-6