Paixão, casamento, ciúme, feminicídio e música se misturam nessas três novelas assinadas por Lev Tolstói e Sófia Tolstaia
É conhecida a história conturbada do casamento entre Lev Tolstói e Sófia Tolstaia. Ambos mantiveram diários, mas a voz de Sófia, no entanto, só veio à tona nas últimas décadas, por meio de duas novelas que escreveu – De quem é a culpa? (publicada em 1994) e Canção sem palavras (2010). As duas obras têm sua primeira tradução no Brasil, feita por Irineu Franco Perpetuo, em Tolstói & Tolstaia. O volume compreende também uma das mais perturbadoras obras de Tolstói, Sonata Kreutzer, além de um texto que o autor escreveu para esclarecer o conteúdo da novela.
Em De quem é a culpa?, Sófia Tolstaia estabelece um diálogo direto com Sonata Kreutzer, discutindo temas presentes na novela do marido: a natureza do amor, a paixão, o ciúme e as complicações da vida em família. Por sua vez, Canção sem palavras acrescenta a esses temas o poder da música sobre o temperamento humano.
Na novela de Tolstói, Pózdnychev conhece o narrador durante uma viagem de trem. Não demora para que ele informe ter matado a esposa. A seguir, passa a expor suas convicções sobre o amor e o casamento.
Paixão, casamento, ciúme, feminicídio e música se misturam nessas três novelas assinadas por Lev Tolstói e Sófia Tolstaia
É conhecida a história conturbada do casamento entre Lev Tolstói e Sófia Tolstaia. Ambos mantiveram diários, mas a voz de Sófia, no entanto, só veio à tona nas últimas décadas, por meio de duas novelas que escreveu – De quem é a culpa? (publicada em 1994) e Canção sem palavras (2010). As duas obras têm sua primeira tradução no Brasil, feita por Irineu Franco Perpetuo, em Tolstói & Tolstaia. O volume compreende também uma das mais perturbadoras obras de Tolstói, Sonata Kreutzer, além de um texto que o autor escreveu para esclarecer o conteúdo da novela.
Em De quem é a culpa?, Sófia Tolstaia estabelece um diálogo direto com Sonata Kreutzer, discutindo temas presentes na novela do marido: a natureza do amor, a paixão, o ciúme e as complicações da vida em família. Por sua vez, Canção sem palavras acrescenta a esses temas o poder da música sobre o temperamento humano.
Na novela de Tolstói, Pózdnychev conhece o narrador durante uma viagem de trem. Não demora para que ele informe ter matado a esposa. A seguir, passa a expor suas convicções sobre o amor e o casamento.