O livro Vozes, saberes e resistências cotidianas na educação para as relações étnico-raciais lança um novo olhar sobre pesquisas científicas que exploram de forma profunda e significativa as dinâmicas educacionais, interculturais e étnico-raciais no Brasil, em especial na Amazônia Amapaense. Com um foco na educação superior e educação básica, nas práticas educativas cotidianas, bem como nas comunidades quilombolas e tradicionais locais, esses estudos oferecem olhares valiosos para a compreensão das questões socioculturais e educacionais enfrentadas por essas populações. Alguns textos abordam a importância da preservação e valorização da cultura, das religiosidades, das tradições e da memória quilombola na educação, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que incorporem os conhecimentos tradicionais dessas comunidades. Esses estudos ressaltam a importância do diálogo intercultural e da promoção da igualdade racial no ambiente escolar. Outros temas abordados nos artigos se voltam para o papel desempenhado pelas políticas públicas com vistas à promoção de uma educação crítica e socialmente referenciada. Os pesquisadores analisam criticamente as políticas em vigor e propõem recomendações para garantir uma abordagem mais contextualizada. A seguir, a coletânea também destaca a necessidade de fortalecer os laços entre as instituições de ensino e as comunidades quilombolas e tradicionais, promovendo parcerias colaborativas que valorizem e respeitem os saberes locais. Por fim, os resultados dessas discussões evidenciam o compromisso do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças são valorizadas e respeitadas. Tais reflexões oferecem subsídios importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais inclusivas e sensíveis à diversidade étnico-racial na sociedade.
O livro Vozes, saberes e resistências cotidianas na educação para as relações étnico-raciais lança um novo olhar sobre pesquisas científicas que exploram de forma profunda e significativa as dinâmicas educacionais, interculturais e étnico-raciais no Brasil, em especial na Amazônia Amapaense. Com um foco na educação superior e educação básica, nas práticas educativas cotidianas, bem como nas comunidades quilombolas e tradicionais locais, esses estudos oferecem olhares valiosos para a compreensão das questões socioculturais e educacionais enfrentadas por essas populações. Alguns textos abordam a importância da preservação e valorização da cultura, das religiosidades, das tradições e da memória quilombola na educação, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que incorporem os conhecimentos tradicionais dessas comunidades. Esses estudos ressaltam a importância do diálogo intercultural e da promoção da igualdade racial no ambiente escolar. Outros temas abordados nos artigos se voltam para o papel desempenhado pelas políticas públicas com vistas à promoção de uma educação crítica e socialmente referenciada. Os pesquisadores analisam criticamente as políticas em vigor e propõem recomendações para garantir uma abordagem mais contextualizada. A seguir, a coletânea também destaca a necessidade de fortalecer os laços entre as instituições de ensino e as comunidades quilombolas e tradicionais, promovendo parcerias colaborativas que valorizem e respeitem os saberes locais. Por fim, os resultados dessas discussões evidenciam o compromisso do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças são valorizadas e respeitadas. Tais reflexões oferecem subsídios importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais inclusivas e sensíveis à diversidade étnico-racial na sociedade.