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A representação social da teoria de Jean Piaget: A Parte tomada pelo todo ... no Brasil, ou no mundo?

R$ 40,96
A “Representação Social”, afirma Serge Moscovici, é a maneira pela qual os membros de uma sociedade interpretam, do ponto de vista cognitivo, uma Ciência ou especialmente uma nova Teoria. É uma forma de conhecimento social que busca transformar o desconhecido em familiar, o distante em próximo. Uma nova Teoria científica se transforma numa Representação Social autônoma, podendo não ter mais muito a ver com a teoria original... No caso da Teoria de Piaget, foram seus próprios conhecedores os que criaram sua “Representação Social” ao enfatizarem apenas seu aspecto observável, palatável e, assim, “tomar a parte pelo todo”. Sua revolucionária Teoria Biológica do Conhecimento, primeira da História das Ideias, com a qual sonhara desde os 18 anos e que envolve Lógica, Matemática, Epistemologia, Modelos formais, foi substituída pelo seu aspecto familiar que diz respeito a um constatável desenvolvimento construtivista e sua aplicação à Educação. Hoje, pesquisadores das áreas de Antropologia, Informática, Robótica etc., redescobrem a Teoria de Piaget. Este equívoco histórico é o nosso tema.
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9786525158204
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Autores Zelia Vicente Eduardo Ribeiro; Ramozzi-Chiarottino Marçal
Número de páginas 122
Editora EDITORA CRV
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 6525158206
Encadernação Brochura
Edição 1
Ano de Edição 2024
Tiragem 0
Descrição A “Representação Social”, afirma Serge Moscovici, é a maneira pela qual os membros de uma sociedade interpretam, do ponto de vista cognitivo, uma Ciência ou especialmente uma nova Teoria. É uma forma de conhecimento social que busca transformar o desconhecido em familiar, o distante em próximo. Uma nova Teoria científica se transforma numa Representação Social autônoma, podendo não ter mais muito a ver com a teoria original... No caso da Teoria de Piaget, foram seus próprios conhecedores os que criaram sua “Representação Social” ao enfatizarem apenas seu aspecto observável, palatável e, assim, “tomar a parte pelo todo”. Sua revolucionária Teoria Biológica do Conhecimento, primeira da História das Ideias, com a qual sonhara desde os 18 anos e que envolve Lógica, Matemática, Epistemologia, Modelos formais, foi substituída pelo seu aspecto familiar que diz respeito a um constatável desenvolvimento construtivista e sua aplicação à Educação. Hoje, pesquisadores das áreas de Antropologia, Informática, Robótica etc., redescobrem a Teoria de Piaget. Este equívoco histórico é o nosso tema.
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