O livro Aprendizagem Musical Compartilhada e o ensino de instrumentos de sopros lança um novo olhar para o ensino e aprendizagem de instrumentos musicais em contextos coletivos, sob a ótica do compartilhamento e da diversidade de saberes musicais. Com subsídios na história de vida, o autor relembra diversas atividades que suscitaram experiências para o entendimento da interação na aprendizagem musical em vários contextos de ensino. Além disso, a obra investiga metodologias de aprendizagem aplicadas com estudantes de graduação que permitiram averiguar a compartilha de saberes e formular as nuances da Aprendizagem Musical Compartilhada, utilizando um canal de diálogo com diversos autores com o intuito de substanciar o arcabouço teórico e prático. Isso mostrou o surgimento de aprendizagens múltiplas, dentre elas no instrumento musical (flauta transversal, clarinete e saxofone), abrangendo o viés técnico, criativo e musical, as quais são derivadas das ações de compartilha de conhecimentos, além da construção da identidade docente nos estudantes envolvidos. Essas aprendizagens podem ser potencializadas pela intencionalidade docente de alcançar a compartilha de saberes. A obra também proporciona um novo olhar para a prática pedagógica, para o desenvolvimento da aprendizagem musical no ensino superior e em diversos contextos, além da compreensão do currículo que emerge da heterogeneidade de instrumentos, da ecologia de saberes e da Aprendizagem Musical Compartilhada.
O livro Aprendizagem Musical Compartilhada e o ensino de instrumentos de sopros lança um novo olhar para o ensino e aprendizagem de instrumentos musicais em contextos coletivos, sob a ótica do compartilhamento e da diversidade de saberes musicais. Com subsídios na história de vida, o autor relembra diversas atividades que suscitaram experiências para o entendimento da interação na aprendizagem musical em vários contextos de ensino. Além disso, a obra investiga metodologias de aprendizagem aplicadas com estudantes de graduação que permitiram averiguar a compartilha de saberes e formular as nuances da Aprendizagem Musical Compartilhada, utilizando um canal de diálogo com diversos autores com o intuito de substanciar o arcabouço teórico e prático. Isso mostrou o surgimento de aprendizagens múltiplas, dentre elas no instrumento musical (flauta transversal, clarinete e saxofone), abrangendo o viés técnico, criativo e musical, as quais são derivadas das ações de compartilha de conhecimentos, além da construção da identidade docente nos estudantes envolvidos. Essas aprendizagens podem ser potencializadas pela intencionalidade docente de alcançar a compartilha de saberes. A obra também proporciona um novo olhar para a prática pedagógica, para o desenvolvimento da aprendizagem musical no ensino superior e em diversos contextos, além da compreensão do currículo que emerge da heterogeneidade de instrumentos, da ecologia de saberes e da Aprendizagem Musical Compartilhada.