O livro “As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente” apresenta um estudo sobre o impacto da mudança curricular e sua relação com o trabalho docente. Nesta obra, a relação entre as políticas curriculares e o trabalho docente e os fatores que estão em jogo no processo de recontextualização curricular são temas problematizados. Ao analisar a relação entre as políticas curriculares e o currículo real é utilizada a metáfora do furacão sobre o oceano. Essa metáfora, que foi primeiro utilizada por Larry Cuban, um estudioso sobre a história da reforma escolar norte-americana, representa a possível distância entre as políticas educacionais e o currículo que é desenvolvido em sala de aula. A investigação empreendida tenta desvendar em que medida os ventos fortes do furacão oriundo das políticas educacionais agitam o fundo do mar, a sala de aula.
O livro “As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente” apresenta um estudo sobre o impacto da mudança curricular e sua relação com o trabalho docente. Nesta obra, a relação entre as políticas curriculares e o trabalho docente e os fatores que estão em jogo no processo de recontextualização curricular são temas problematizados. Ao analisar a relação entre as políticas curriculares e o currículo real é utilizada a metáfora do furacão sobre o oceano. Essa metáfora, que foi primeiro utilizada por Larry Cuban, um estudioso sobre a história da reforma escolar norte-americana, representa a possível distância entre as políticas educacionais e o currículo que é desenvolvido em sala de aula. A investigação empreendida tenta desvendar em que medida os ventos fortes do furacão oriundo das políticas educacionais agitam o fundo do mar, a sala de aula.