O livro Assolima: comunidade política rural em processos educativos lança um novo olhar para a formação de comunidades rurais, em especial a Associação Comunitária da Região do Souza Lima (Assolima) enquanto comunidade política por meio da convivência. A problemática deste estudo dialoga com a educação popular e com a filosofia da educação de Enrique Dussel, na qual conversamos sobre o conceito de comunidade política. Este livro apresenta a Assolima desde a sua criação, suas características, práticas, reflexões e conquistas por meio dos processos educativos que emergem da convivência entre seus integrantes. A obra propõe uma observação sobre a importância dos moradores de comunidades rurais unirem-se em busca de caminhos que levam a soluções práticas que abrangem benefícios políticos comuns, como o ingresso dessa associação em programas de políticas públicas as quais envolvem a agricultura familiar. Esta obra busca, também, refletir sobre a construção de processos educativos que visam ao desenvolvimento da prática social da convivência utilizando-se dos encontros de consciências em comunidades rurais.
comunidade política rural em processos educativos
O livro Assolima: comunidade política rural em processos educativos lança um novo olhar para a formação de comunidades rurais, em especial a Associação Comunitária da Região do Souza Lima (Assolima) enquanto comunidade política por meio da convivência. A problemática deste estudo dialoga com a educação popular e com a filosofia da educação de Enrique Dussel, na qual conversamos sobre o conceito de comunidade política. Este livro apresenta a Assolima desde a sua criação, suas características, práticas, reflexões e conquistas por meio dos processos educativos que emergem da convivência entre seus integrantes. A obra propõe uma observação sobre a importância dos moradores de comunidades rurais unirem-se em busca de caminhos que levam a soluções práticas que abrangem benefícios políticos comuns, como o ingresso dessa associação em programas de políticas públicas as quais envolvem a agricultura familiar. Esta obra busca, também, refletir sobre a construção de processos educativos que visam ao desenvolvimento da prática social da convivência utilizando-se dos encontros de consciências em comunidades rurais.