Este livro analisa a presença e a influência cultural portuguesa na Índia, por meio do estudo sobre o Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo, em Goa. Essa história remonta a 1540, quando se acentuou uma viragem da presença cultural e política portuguesa na Índia. Até então havia certa tolerância religiosa para com a população hindu. Entretanto, a partir de então, ocorreu no Oriente português o desenvolvimento de uma forte intolerância religiosa cristã, e é nesse contexto que surgiram a Confraria de Conversão à Fé e o Seminário de Santa Fé. Esse seminário foi fundado em Goa no ano de 1541, tendo suas atividades se desenvolvido, a partir de 1542, com a participação dos padres da Companhia de Jesus. O grande objetivo na criação do Seminário era o de formar um clero nativo indígena. De posse do Seminário, os jesuítas fundaram, em 1548, o Colégio de São Paulo, principal centro de sua atuação no Oriente. Vemos, por meio deste estudo, como o Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo se confi guraram como importantes instrumentos de difusão da cultura portuguesa e da religião cristã na Índia.
a Companhia de Jesus no oriente Português (1541-1558)
Este livro analisa a presença e a influência cultural portuguesa na Índia, por meio do estudo sobre o Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo, em Goa. Essa história remonta a 1540, quando se acentuou uma viragem da presença cultural e política portuguesa na Índia. Até então havia certa tolerância religiosa para com a população hindu. Entretanto, a partir de então, ocorreu no Oriente português o desenvolvimento de uma forte intolerância religiosa cristã, e é nesse contexto que surgiram a Confraria de Conversão à Fé e o Seminário de Santa Fé. Esse seminário foi fundado em Goa no ano de 1541, tendo suas atividades se desenvolvido, a partir de 1542, com a participação dos padres da Companhia de Jesus. O grande objetivo na criação do Seminário era o de formar um clero nativo indígena. De posse do Seminário, os jesuítas fundaram, em 1548, o Colégio de São Paulo, principal centro de sua atuação no Oriente. Vemos, por meio deste estudo, como o Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo se confi guraram como importantes instrumentos de difusão da cultura portuguesa e da religião cristã na Índia.