A proposta da Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho Universidades e Políticas Públicas de Educação do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO 2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México e Angola. Nos 12 capítulos que compõe este Volume 5, os autores discutem sobre os problemas da produção Científica na Pós-Graduação, as fragilidades e potencialidades nas pesquisas e na avaliação no Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2022), o impacto no processo de avaliação nas IES da produção legislativa para o Ensino Superior, regulação e autonomia no Ensino Superior, o processo de construção e reconstrução do SINAES, a autoavaliação como objeto de pesquisa no fazer docente, o uso de portfólios na formação de professores, a utilização de rubricas na avaliação no Ensino Superior, os impactos da pesquisa educativa no Sistema Nacional de Investigadores (SNI – México), os desesperos e as realidades para alcançar a qualidade na Pós-Graduação, a gestão universitária e os processos formativos dos secretários, a dinamização dos processos pedagógicos na gestão escolar dentre outros. Estimamos que a leitura desta obra contribua com a ampliação das nossas compreensões sobre os processos avaliativos nas perspectivas internas, externas da avaliação, e que possibilite o diálogo e a construção de possibilidades a partir da interação com diferentes contextos de investigação.
perspectivas internas, externas e de gestão coleção avaliação do ensino superior volume 5
A proposta da Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho Universidades e Políticas Públicas de Educação do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO 2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México e Angola. Nos 12 capítulos que compõe este Volume 5, os autores discutem sobre os problemas da produção Científica na Pós-Graduação, as fragilidades e potencialidades nas pesquisas e na avaliação no Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2022), o impacto no processo de avaliação nas IES da produção legislativa para o Ensino Superior, regulação e autonomia no Ensino Superior, o processo de construção e reconstrução do SINAES, a autoavaliação como objeto de pesquisa no fazer docente, o uso de portfólios na formação de professores, a utilização de rubricas na avaliação no Ensino Superior, os impactos da pesquisa educativa no Sistema Nacional de Investigadores (SNI – México), os desesperos e as realidades para alcançar a qualidade na Pós-Graduação, a gestão universitária e os processos formativos dos secretários, a dinamização dos processos pedagógicos na gestão escolar dentre outros. Estimamos que a leitura desta obra contribua com a ampliação das nossas compreensões sobre os processos avaliativos nas perspectivas internas, externas da avaliação, e que possibilite o diálogo e a construção de possibilidades a partir da interação com diferentes contextos de investigação.