A avaliação do ensino superior vem produzindo tensões entre os interesses dos Estados, dos organismos multilaterais e das instituições. Situados no âmbito das reformas da administração pública e das políticas educacionais, os estudos que integram este volume da Coleção Avaliação do Ensino Superior abordam a avaliação a partir das experiências do Mercosul, do Espaço Europeu de Ensino Superior e dos países como México, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Angola e Portugal. A proposta desta coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais CLACSO (2016-2019) Universidades e Políticas de Educação Superior, ao Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP e à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Estimamos que esta obra contribua para ampliar as nossas compreensões e percepções sobre a avaliação do ensino superior, fortalecendo as aproximações, as interações, os diálogos e as possibilidades de intervenção.
perspectivas mundiais - volume i
A avaliação do ensino superior vem produzindo tensões entre os interesses dos Estados, dos organismos multilaterais e das instituições. Situados no âmbito das reformas da administração pública e das políticas educacionais, os estudos que integram este volume da Coleção Avaliação do Ensino Superior abordam a avaliação a partir das experiências do Mercosul, do Espaço Europeu de Ensino Superior e dos países como México, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Angola e Portugal. A proposta desta coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais CLACSO (2016-2019) Universidades e Políticas de Educação Superior, ao Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP e à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Estimamos que esta obra contribua para ampliar as nossas compreensões e percepções sobre a avaliação do ensino superior, fortalecendo as aproximações, as interações, os diálogos e as possibilidades de intervenção.