Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Diálogos e legislação

Diálogos e legislação

Imagem do Produto

“Pedagogia da nacionalidade”: indigenismo e ação Kaingang no posto indígena Apucarana

Educação ambiental e fenomenologia

R$ 73,00
O livro Educação Ambiental e Fenomenologia: meio ambiente percebido por adolescentes em excursões, destinado inicialmente a professores e pesquisadores da Educação, merece a atenção de quem se preocupa com as questões ambientais. Ele mergulha no modelo duro de sociedade, ciência e educação, embasado na crença do desenvolvimento material ilimitado e do consumo irracional e predatório, que provocam violenta degradação ambiental, danosa ao organismo planetário Terra e aos seus habitantes. O modelo enraíza-se no processo histórico da modernidade, em que o Homem se apartou da natureza para dominá-la, e tenta explicar seus fenômenos por meio de experimentos quantitativos unidos à razão. A ciência moderna criou um mundo de riscos. Os resultados da ciência e da tecnologia incorporam-se ao cotidiano das pessoas, mas estas não prescindem de cultivar valores que contemplem aspectos estéticos, morais e éticos. As dúvidas sobre a ciência se aguçam em cursos nos quais se retalha a vida e se adquire o saber pela tortura, pelo ódio. Seria possível utilizar informações coletadas pelos sentidos e elaboradas pela mente (percepções), para estudar/reconhecer espécies de animais, plantas e outros seres vivos do planeta? Um professor escapa do espaço rígido da escola, da sala de aula, e aprende a realizar excursões a partir das próprias experiências, acertos e falhas. O contato com o meio ambiente natural, em lugares como parques, mais que uma aula, constitui uma vivência, um fenômeno singular para os seus participantes. Saudável loucura: arriscar-se como educador ambiental, reagir à mesmice e à banalidade, agir como cidadão, expor-se como exemplo. Excursões permeadas por um trabalho cativante de educação ambiental preservam singularidades, lapidam a personalidade dos alunos (que aprendem brincando), criam e esculpem valores, despertam emoções e sentimentos como a topofilia e a biofilia. O contato com a natureza evidencia a percepção de ela ser viva. Quem a ama, não a trata como objeto descartável, mera fonte de recursos; dialoga com ela, sujeito com sujeito. A fenomenologia da percepção desponta como filosofia adequada para trabalhar com os dados coletados nas excursões.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9786525012483
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Achille Mbembe
Número de páginas 247
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 6525012481
Encadernação Brochura com Sobrecapa
Edição 1
Ano de Edição 2021
Tiragem 0
Descrição meio ambiente percebido por adolescentes em excursões O livro Educação Ambiental e Fenomenologia: meio ambiente percebido por adolescentes em excursões, destinado inicialmente a professores e pesquisadores da Educação, merece a atenção de quem se preocupa com as questões ambientais. Ele mergulha no modelo duro de sociedade, ciência e educação, embasado na crença do desenvolvimento material ilimitado e do consumo irracional e predatório, que provocam violenta degradação ambiental, danosa ao organismo planetário Terra e aos seus habitantes. O modelo enraíza-se no processo histórico da modernidade, em que o Homem se apartou da natureza para dominá-la, e tenta explicar seus fenômenos por meio de experimentos quantitativos unidos à razão. A ciência moderna criou um mundo de riscos. Os resultados da ciência e da tecnologia incorporam-se ao cotidiano das pessoas, mas estas não prescindem de cultivar valores que contemplem aspectos estéticos, morais e éticos. As dúvidas sobre a ciência se aguçam em cursos nos quais se retalha a vida e se adquire o saber pela tortura, pelo ódio. Seria possível utilizar informações coletadas pelos sentidos e elaboradas pela mente (percepções), para estudar/reconhecer espécies de animais, plantas e outros seres vivos do planeta? Um professor escapa do espaço rígido da escola, da sala de aula, e aprende a realizar excursões a partir das próprias experiências, acertos e falhas. O contato com o meio ambiente natural, em lugares como parques, mais que uma aula, constitui uma vivência, um fenômeno singular para os seus participantes. Saudável loucura: arriscar-se como educador ambiental, reagir à mesmice e à banalidade, agir como cidadão, expor-se como exemplo. Excursões permeadas por um trabalho cativante de educação ambiental preservam singularidades, lapidam a personalidade dos alunos (que aprendem brincando), criam e esculpem valores, despertam emoções e sentimentos como a topofilia e a biofilia. O contato com a natureza evidencia a percepção de ela ser viva. Quem a ama, não a trata como objeto descartável, mera fonte de recursos; dialoga com ela, sujeito com sujeito. A fenomenologia da percepção desponta como filosofia adequada para trabalhar com os dados coletados nas excursões.
Código de Barras 9786525012483

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Educação ambiental e fenomenologia