O livro Diálogos e legislação: Educação Especial em Boa Vista, Roraima buscou identificar os caminhos percorridos pela Educação Especial Inclusiva, contextualizando suas conquistas e expectativas por meio de uma abordagem histórica dos aspectos legais, considerando o contexto da realidade roraimense. Aponta, ainda, a evolução dessa modalidade de ensino e as possíveis mudanças ocorridas em relação às propostas e às ações que contemplem a prática da educação inclusiva, bem como apresenta normas e legislações em vigor. A obra traz um estudo bibliográfico e exploratório, construindo um profícuo diálogo com autores envolvidos com a temática, contribuindo para o aprimoramento das concepções sobre o tema. Também deram embasamento ao trabalho estudiosos de políticas públicas, oferecendo suporte teórico elucidativo no que concerne à delimitação dessas políticas, ao situá-las na realidade social. Como resultado, foi possível esquadrinhar a sustentação e a confiabilidade dos dados nas recomendações e manuais de declarações e relatórios produzidos pelas organizações competentes. Por fim, conclui-se que a educação brasileira tem diante de si o desafio de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola, na perspectiva inclusiva. Por seu conteúdo expressivo, esta obra deve estar na pauta de leitura daqueles que acreditam que uma educação inclusiva é possível, na urgência de se identificar os avanços e recuos presentes no sistema educativo.
educação especial em Boa Vista, Roraima
O livro Diálogos e legislação: Educação Especial em Boa Vista, Roraima buscou identificar os caminhos percorridos pela Educação Especial Inclusiva, contextualizando suas conquistas e expectativas por meio de uma abordagem histórica dos aspectos legais, considerando o contexto da realidade roraimense. Aponta, ainda, a evolução dessa modalidade de ensino e as possíveis mudanças ocorridas em relação às propostas e às ações que contemplem a prática da educação inclusiva, bem como apresenta normas e legislações em vigor. A obra traz um estudo bibliográfico e exploratório, construindo um profícuo diálogo com autores envolvidos com a temática, contribuindo para o aprimoramento das concepções sobre o tema. Também deram embasamento ao trabalho estudiosos de políticas públicas, oferecendo suporte teórico elucidativo no que concerne à delimitação dessas políticas, ao situá-las na realidade social. Como resultado, foi possível esquadrinhar a sustentação e a confiabilidade dos dados nas recomendações e manuais de declarações e relatórios produzidos pelas organizações competentes. Por fim, conclui-se que a educação brasileira tem diante de si o desafio de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola, na perspectiva inclusiva. Por seu conteúdo expressivo, esta obra deve estar na pauta de leitura daqueles que acreditam que uma educação inclusiva é possível, na urgência de se identificar os avanços e recuos presentes no sistema educativo.