Nesta obra tematizamos a Educação Física Escolar Crítica em uma escrita que emerge do conhecimento produzido por professores que, como pesquisadores que são, problematizam e compartilham experiências docentes e posicionamentos teórico-conceituais. Trata-se de um movimento que parte “de dentro” das escolas, ou seja, da reflexividade sobre o cotidiano de trabalho sustentada em leituras críticas de mundo. Logo, demarca nos capítulos iniciais a defesa do pensamento crítico como maneira de compreender a vida em sociedade e exercer a docência da Educação Física Escolar Crítica para, nos capítulos seguintes, apresentá-la através de experiências docentes e seus aportes conceituais específicos. Com isso, queremos frisar que não há uma única maneira de compreender nem de materializar a Educação Física Escolar Crítica, até porque, se bem lembrar, a tradição do pensamento crítico demarca um campo teórico que valoriza e estimula a pluralidade de modelos críticos em seu interior. Por conseguinte, a crítica se expressa na prática educativa de professoras e professores que entendem que não há conhecimento pronto, oficial, comum, concluído nem de maior valor que outros; mas, sim, que há um compromisso político-social com um tipo específico de formação que nos une: uma formação humanizada e crítica. Eis, então, nosso convite para dialogar conosco ao ler as experiências docentes que selecionamos para localizar a Educação Física Escolar Crítica que defendemos.
Samuel Nascimento de Márcio Cardoso; Araújo Leandro Oliveira; Coelho Rocha
Número de páginas
130
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
6525111765
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2021
Tiragem
0
Descrição
experiências em diálogo
Nesta obra tematizamos a Educação Física Escolar Crítica em uma escrita que emerge do conhecimento produzido por professores que, como pesquisadores que são, problematizam e compartilham experiências docentes e posicionamentos teórico-conceituais. Trata-se de um movimento que parte “de dentro” das escolas, ou seja, da reflexividade sobre o cotidiano de trabalho sustentada em leituras críticas de mundo. Logo, demarca nos capítulos iniciais a defesa do pensamento crítico como maneira de compreender a vida em sociedade e exercer a docência da Educação Física Escolar Crítica para, nos capítulos seguintes, apresentá-la através de experiências docentes e seus aportes conceituais específicos. Com isso, queremos frisar que não há uma única maneira de compreender nem de materializar a Educação Física Escolar Crítica, até porque, se bem lembrar, a tradição do pensamento crítico demarca um campo teórico que valoriza e estimula a pluralidade de modelos críticos em seu interior. Por conseguinte, a crítica se expressa na prática educativa de professoras e professores que entendem que não há conhecimento pronto, oficial, comum, concluído nem de maior valor que outros; mas, sim, que há um compromisso político-social com um tipo específico de formação que nos une: uma formação humanizada e crítica. Eis, então, nosso convite para dialogar conosco ao ler as experiências docentes que selecionamos para localizar a Educação Física Escolar Crítica que defendemos.