Neste livro, Ubiratan D''Ambrósio exercita suas reflexões acerca da transdisciplinaridade na educação, da Etnomatemática e das matrizes teóricas que propõem um enfoque holístico na produção de conhecimento, tanto na sua organização intelectual e social, como na sua difusão. O propósito do autor é a recuperação das várias dimensões do ser humano, na tentativa de alcançar uma compreensão d mundo na sua dimensão integral. Para alcançar tal intento, D''Ambrósio assegura que a aprendizagem é a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, de enfrentar criticamente situações novas. Não se constitui do mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos da memorização de algumas explicações e teorias. Para que o estudante possa alcançar essas capacidades, é necessário que o professor adote uma postura educacional baseada no desenvolvimento da criatividade desinibida que conduz a novas formas de relações interculturais que devem proporcionar o espaço adequado para a equidade social e cultural.
Neste livro, Ubiratan D''Ambrósio exercita suas reflexões acerca da transdisciplinaridade na educação, da Etnomatemática e das matrizes teóricas que propõem um enfoque holístico na produção de conhecimento, tanto na sua organização intelectual e social, como na sua difusão. O propósito do autor é a recuperação das várias dimensões do ser humano, na tentativa de alcançar uma compreensão d mundo na sua dimensão integral. Para alcançar tal intento, D''Ambrósio assegura que a aprendizagem é a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, de enfrentar criticamente situações novas. Não se constitui do mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos da memorização de algumas explicações e teorias. Para que o estudante possa alcançar essas capacidades, é necessário que o professor adote uma postura educacional baseada no desenvolvimento da criatividade desinibida que conduz a novas formas de relações interculturais que devem proporcionar o espaço adequado para a equidade social e cultural.