Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Educação para uma sociedade em transição

Educação para uma sociedade em transição

Ensino remoto na pandemia: relatos de experiências docentes

Ensino remoto na pandemia: relatos de experiências docentes

Funções trigonométricas: elementos de e para uma engenharia didática

R$ 66,00
A aprendizagem da trigonometria é uma das áreas prioritárias na educação em todos os níveis de ensino. O objetivo deste livro, como explicitado pelo autor, é analisar de que forma o uso do computador, como ferramenta pedagógica, ajuda alunos a superarem suas dificuldades de aprendizagem de funções trigonométricas. Essa análise é resultado de suas pesquisas com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado em Sergipe, a partir do estudo da função f(x) = a + b sen (cx + d) como típica de funções trigonométricas em geral. A motivação do autor para a pesquisa foi a relação entre os gráficos das funções seno e cosseno com as ondas eletromagnéticas medidas num osciloscópio. Fundamentando muito bem a teoria Matemática das funções trigonométricas e suas aplicações a fenômenos oscilatórios, Laerte analisa o comportamento dos alunos. Apóia-se em avanços recentes da Educação Matemática, a partir de teorias consagradas como a Aprendizagem Significativa, as Situações Didáticas e a Engenharia Didática. Nada mais apropriado que as suas escolhas, tanto do ponto de vista matemático quanto da educação. SUMÁRIO prefácio INTRODUÇÃO CAPÍTULO I 1. Um inventário das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 1.1 Os desafios apresentados à Ciência para a resolução de problemas: os fenômenos naturais 1.2 Os fenômenos ondulatórios: história, classificação e aplicações 1.3 A senoide como representação Matemática do Som 1.4 Compreensão da representação do Som como motivação para o Ensino das Funções Trigonométricas 2. A Apresentação escolar das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 2.1 Uma análise primeira de Livros Didáticos de Matemática (LDM) que abordam as Funções Trigonométricas 2.2 O Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio no Brasil do século XXI: tradição, reformulação ou inovação n
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9788578611408
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Laerte Fonseca
Número de páginas 184
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 8578611403
Encadernação Brochura
Edição 1
Tiragem 0
Descrição A aprendizagem da trigonometria é uma das áreas prioritárias na educação em todos os níveis de ensino. O objetivo deste livro, como explicitado pelo autor, é analisar de que forma o uso do computador, como ferramenta pedagógica, ajuda alunos a superarem suas dificuldades de aprendizagem de funções trigonométricas. Essa análise é resultado de suas pesquisas com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado em Sergipe, a partir do estudo da função f(x) = a + b sen (cx + d) como típica de funções trigonométricas em geral. A motivação do autor para a pesquisa foi a relação entre os gráficos das funções seno e cosseno com as ondas eletromagnéticas medidas num osciloscópio. Fundamentando muito bem a teoria Matemática das funções trigonométricas e suas aplicações a fenômenos oscilatórios, Laerte analisa o comportamento dos alunos. Apóia-se em avanços recentes da Educação Matemática, a partir de teorias consagradas como a Aprendizagem Significativa, as Situações Didáticas e a Engenharia Didática. Nada mais apropriado que as suas escolhas, tanto do ponto de vista matemático quanto da educação. SUMÁRIO prefácio INTRODUÇÃO CAPÍTULO I 1. Um inventário das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 1.1 Os desafios apresentados à Ciência para a resolução de problemas: os fenômenos naturais 1.2 Os fenômenos ondulatórios: história, classificação e aplicações 1.3 A senoide como representação Matemática do Som 1.4 Compreensão da representação do Som como motivação para o Ensino das Funções Trigonométricas 2. A Apresentação escolar das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 2.1 Uma análise primeira de Livros Didáticos de Matemática (LDM) que abordam as Funções Trigonométricas 2.2 O Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio no Brasil do século XXI: tradição, reformulação ou inovação n
Código de Barras 9788578611408

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Funções trigonométricas: elementos de e para uma engenharia didática