A aprendizagem da trigonometria é uma das áreas prioritárias na educação em todos os níveis de ensino. O objetivo deste livro, como explicitado pelo autor, é analisar de que forma o uso do computador, como ferramenta pedagógica, ajuda alunos a superarem suas dificuldades de aprendizagem de funções trigonométricas. Essa análise é resultado de suas pesquisas com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado em Sergipe, a partir do estudo da função f(x) = a + b sen (cx + d) como típica de funções trigonométricas em geral. A motivação do autor para a pesquisa foi a relação entre os gráficos das funções seno e cosseno com as ondas eletromagnéticas medidas num osciloscópio. Fundamentando muito bem a teoria Matemática das funções trigonométricas e suas aplicações a fenômenos oscilatórios, Laerte analisa o comportamento dos alunos. Apóia-se em avanços recentes da Educação Matemática, a partir de teorias consagradas como a Aprendizagem Significativa, as Situações Didáticas e a Engenharia Didática. Nada mais apropriado que as suas escolhas, tanto do ponto de vista matemático quanto da educação. SUMÁRIO prefácio INTRODUÇÃO CAPÍTULO I 1. Um inventário das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 1.1 Os desafios apresentados à Ciência para a resolução de problemas: os fenômenos naturais 1.2 Os fenômenos ondulatórios: história, classificação e aplicações 1.3 A senoide como representação Matemática do Som 1.4 Compreensão da representação do Som como motivação para o Ensino das Funções Trigonométricas 2. A Apresentação escolar das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 2.1 Uma análise primeira de Livros Didáticos de Matemática (LDM) que abordam as Funções Trigonométricas 2.2 O Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio no Brasil do século XXI: tradição, reformulação ou inovação n
A aprendizagem da trigonometria é uma das áreas prioritárias na educação em todos os níveis de ensino. O objetivo deste livro, como explicitado pelo autor, é analisar de que forma o uso do computador, como ferramenta pedagógica, ajuda alunos a superarem suas dificuldades de aprendizagem de funções trigonométricas. Essa análise é resultado de suas pesquisas com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado em Sergipe, a partir do estudo da função f(x) = a + b sen (cx + d) como típica de funções trigonométricas em geral. A motivação do autor para a pesquisa foi a relação entre os gráficos das funções seno e cosseno com as ondas eletromagnéticas medidas num osciloscópio. Fundamentando muito bem a teoria Matemática das funções trigonométricas e suas aplicações a fenômenos oscilatórios, Laerte analisa o comportamento dos alunos. Apóia-se em avanços recentes da Educação Matemática, a partir de teorias consagradas como a Aprendizagem Significativa, as Situações Didáticas e a Engenharia Didática. Nada mais apropriado que as suas escolhas, tanto do ponto de vista matemático quanto da educação. SUMÁRIO prefácio INTRODUÇÃO CAPÍTULO I 1. Um inventário das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 1.1 Os desafios apresentados à Ciência para a resolução de problemas: os fenômenos naturais 1.2 Os fenômenos ondulatórios: história, classificação e aplicações 1.3 A senoide como representação Matemática do Som 1.4 Compreensão da representação do Som como motivação para o Ensino das Funções Trigonométricas 2. A Apresentação escolar das Funções Trigonométricas como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios 2.1 Uma análise primeira de Livros Didáticos de Matemática (LDM) que abordam as Funções Trigonométricas 2.2 O Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio no Brasil do século XXI: tradição, reformulação ou inovação n