A coleção "História da Matemática no Ensino de Matemática"é formada por oito volumes que se configuram como uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História da Matemática. Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação Básica ou no Ensino Superior.Nesse volume, os autores discorrem sobre as cevianas do triângulo, abordando aspectos históricos e destacando personagens importantes para o seu desenvolvimento, como Yusuf al-Mu''taman ibn Hüd e Giovanni Bendetto Ceva, além de apresentar demonstrações do Teorema de Manelau e do Teorema de Ceva. Analisam a apresentação deste tópico em livros didáticos de Matemática publicados no Brasil, desde 1940 até 2018 e, destacam relevantes autores no meio educacional brasileiro, tais como, Stávale, Quintella, Sangiorgi e Castrucci. Os autores propõem atividades, com abordagens históricas, para serem desenvolvidas na Educação Básica, que possibilitam a obtenção das cevianas e dos pontos notáveis do triângulo por meio da utilização de diferentes recursos, como Origami, régua e compasso e software de geometria dinâmica.
A coleção "História da Matemática no Ensino de Matemática"é formada por oito volumes que se configuram como uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História da Matemática. Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação Básica ou no Ensino Superior.Nesse volume, os autores discorrem sobre as cevianas do triângulo, abordando aspectos históricos e destacando personagens importantes para o seu desenvolvimento, como Yusuf al-Mu''taman ibn Hüd e Giovanni Bendetto Ceva, além de apresentar demonstrações do Teorema de Manelau e do Teorema de Ceva. Analisam a apresentação deste tópico em livros didáticos de Matemática publicados no Brasil, desde 1940 até 2018 e, destacam relevantes autores no meio educacional brasileiro, tais como, Stávale, Quintella, Sangiorgi e Castrucci. Os autores propõem atividades, com abordagens históricas, para serem desenvolvidas na Educação Básica, que possibilitam a obtenção das cevianas e dos pontos notáveis do triângulo por meio da utilização de diferentes recursos, como Origami, régua e compasso e software de geometria dinâmica.