O livro Ensino de História II: Ensino e Aprendizagem é a sequência do livro Ensino de História I: Estudos e Experiências, lançado em 2018, na coleção Ensino de História. O intuito da obra é, mais uma vez, trazer trabalhos de pesquisas que versam sobre o ensino de História em suas múltiplas dimensões, no caso, a conscientização histórica; o currículo dos cursos de História; a formação dos licenciandos e suas experiências com as disciplinas de Estágio e Prática de Ensino; a preocupação com a prática docente e a formação integral dos estudantes; a BNCC de História e os grandes desafios enfrentados por esse novo modelo de formação que pauta toda a educação básica; o livro didático e a incorporação da lei 10.636/03, bem como à perspectiva de decolonialidade; a utilização das novas tecnologias como os jogos e o YouTube nas salas de aulas; e um novo olhar para a educação patrimonial, que busca o desenvolvimento da identidade e do pertencimento dos alunos/as. Assim, as ideias discutidas em cada capítulo exploram a diversidade e as novas abordagens no ensino de História, de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem desta disciplina seja mais ativo, mais prazeroso, mais consciente e questionador por parte de alunos/as e docentes da área, não somente da educação básica, mas também no ensino superior, especialmente nos cursos de licenciatura em História.
O livro Ensino de História II: Ensino e Aprendizagem é a sequência do livro Ensino de História I: Estudos e Experiências, lançado em 2018, na coleção Ensino de História. O intuito da obra é, mais uma vez, trazer trabalhos de pesquisas que versam sobre o ensino de História em suas múltiplas dimensões, no caso, a conscientização histórica; o currículo dos cursos de História; a formação dos licenciandos e suas experiências com as disciplinas de Estágio e Prática de Ensino; a preocupação com a prática docente e a formação integral dos estudantes; a BNCC de História e os grandes desafios enfrentados por esse novo modelo de formação que pauta toda a educação básica; o livro didático e a incorporação da lei 10.636/03, bem como à perspectiva de decolonialidade; a utilização das novas tecnologias como os jogos e o YouTube nas salas de aulas; e um novo olhar para a educação patrimonial, que busca o desenvolvimento da identidade e do pertencimento dos alunos/as. Assim, as ideias discutidas em cada capítulo exploram a diversidade e as novas abordagens no ensino de História, de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem desta disciplina seja mais ativo, mais prazeroso, mais consciente e questionador por parte de alunos/as e docentes da área, não somente da educação básica, mas também no ensino superior, especialmente nos cursos de licenciatura em História.