Desde 2010, nosso grupo tem se reunido para estudar, discutir e investigar temas relacionados ao ensino de ciências. Com a ampliação do número de pessoas, com envolvimento cada vez maior e a vontade de sistematizar nossas ações, finalmente em 2012, nos cadastramos no CNPq como Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPENCI. Nosso grupo é formado por doutores, mestres, alunos de iniciação científica e pessoas que manifestam interesse em se juntar a nós na tentativa de ampliar a compreensão sobre educação e particularmente o ensino de ciências. Este livro é a nossa primeira produção coletiva como integrantes do GEPENCI e é fruto de nossos estudos, discussões e investigações realizados ao longo desta pequena jornada. Para que nosso objetivo pudesse se concretizar, alguns parceiros se juntaram a nós e colaboraram para a elaboração desta obra. Nela abordamos inicialmente temáticas ligadas à aula de ciências, particularmente da aula de biologia, passamos pela experimentação, discutimos aspectos curriculares como reorganização e a necessidade de trabalhar os conteúdos procedimentais e atitudinais. Discutimos a formação docente, tanto a inicial como a continuada bem como avançamos a discussão em direção à interdisciplinaridade e a complexidade. Por fim, apresentamos aspectos históricos do ensino de ciências, seus avanços, contradições, continuidades e rupturas. Bem, esperamos que nosso grupo continue crescendo e que nossa produção possa contribuir para o trabalho de outros grupos e outras pessoas, incentivando a pesquisa e a melhoria da educação brasileira. Que este seja o primeiro de muitos outros. Que venha o próximo... As Organizadoras
Raquel Crosara Maia Claudia Christina Bravo e Sá; Leite Carneiro
Número de páginas
184
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
8580426146
Encadernação
Brochura
Edição
1
Tiragem
0
Descrição
Desde 2010, nosso grupo tem se reunido para estudar, discutir e investigar temas relacionados ao ensino de ciências. Com a ampliação do número de pessoas, com envolvimento cada vez maior e a vontade de sistematizar nossas ações, finalmente em 2012, nos cadastramos no CNPq como Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPENCI. Nosso grupo é formado por doutores, mestres, alunos de iniciação científica e pessoas que manifestam interesse em se juntar a nós na tentativa de ampliar a compreensão sobre educação e particularmente o ensino de ciências. Este livro é a nossa primeira produção coletiva como integrantes do GEPENCI e é fruto de nossos estudos, discussões e investigações realizados ao longo desta pequena jornada. Para que nosso objetivo pudesse se concretizar, alguns parceiros se juntaram a nós e colaboraram para a elaboração desta obra. Nela abordamos inicialmente temáticas ligadas à aula de ciências, particularmente da aula de biologia, passamos pela experimentação, discutimos aspectos curriculares como reorganização e a necessidade de trabalhar os conteúdos procedimentais e atitudinais. Discutimos a formação docente, tanto a inicial como a continuada bem como avançamos a discussão em direção à interdisciplinaridade e a complexidade. Por fim, apresentamos aspectos históricos do ensino de ciências, seus avanços, contradições, continuidades e rupturas. Bem, esperamos que nosso grupo continue crescendo e que nossa produção possa contribuir para o trabalho de outros grupos e outras pessoas, incentivando a pesquisa e a melhoria da educação brasileira. Que este seja o primeiro de muitos outros. Que venha o próximo... As Organizadoras