Neste livro, o autor retoma suas reflexões sobre a possibilidade de encaminhar uma prática em Educação Matemática que valorize a investigação histórica como um exercício da pesquisa na sala de aula, que esteja estabelecido como um princípio de ensino, de aprendizagem da matemática e de sua socialização no âmbito escolar. Nessa perspectiva pedagógica, ele reitera considerações já apresentadas em outras publicações suas, a respeito do desenvolvimento de projetos de investigação histórica em sala de aula, na intenção de oferecer ao professor contribuições que o orientem no sentido de oportunizar aos estudantes um exercício construtivo de uso das informações históricas na aprendizagem matemática e na sua formação educativa. Os capítulos que compõem este livro são resultantes de estudos, pesquisas e reflexões realizadas entre 2003 e 2013. Neles, o autor defende a utilização de uma abordagem didática investigatória nas aulas de matemática, apoiada nas informações históricas, como uma maneira de contribuir para a concretização de um ensino de matemática que mobilize situações problematizadoras, a fim de conduzir os estudantes à construção de sua aprendizagem matemática por meio das informações advindas dos contextos sociais, históricos e culturais que revestem essas situações.
Neste livro, o autor retoma suas reflexões sobre a possibilidade de encaminhar uma prática em Educação Matemática que valorize a investigação histórica como um exercício da pesquisa na sala de aula, que esteja estabelecido como um princípio de ensino, de aprendizagem da matemática e de sua socialização no âmbito escolar. Nessa perspectiva pedagógica, ele reitera considerações já apresentadas em outras publicações suas, a respeito do desenvolvimento de projetos de investigação histórica em sala de aula, na intenção de oferecer ao professor contribuições que o orientem no sentido de oportunizar aos estudantes um exercício construtivo de uso das informações históricas na aprendizagem matemática e na sua formação educativa. Os capítulos que compõem este livro são resultantes de estudos, pesquisas e reflexões realizadas entre 2003 e 2013. Neles, o autor defende a utilização de uma abordagem didática investigatória nas aulas de matemática, apoiada nas informações históricas, como uma maneira de contribuir para a concretização de um ensino de matemática que mobilize situações problematizadoras, a fim de conduzir os estudantes à construção de sua aprendizagem matemática por meio das informações advindas dos contextos sociais, históricos e culturais que revestem essas situações.