Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Manual de Avaliação Neuropsicológica Vol 2 - A Prática da Testagem Cognitiva

Manual de Avaliação Neuropsicológica Vol 2 - A Prática da Testagem Cognitiva

Guia do bebê com T21 (síndrome de Down)

Guia do bebê com T21 (síndrome de Down)

INTERVENÇAO PSICOPEDAGOGICA

R$ 86,30
A Psicopedagogia tem crescido muito nos últimos anos. A sociedade tem percebido e reconhecido, cada dia mais, a importância desse profissional no mercado de trabalho e de sua atuação sobre os problemas de aprendizagem. Nos cursos de formação, tant o em nível de graduação e/ou de especialização, os psicopedagogos aprendem sobre a práxis: quais são os passos do diagnóstico, como estabelecer vínculo com o paciente, como elaborar a anamnese, como aplicar e a analisar testes específicos, entre tant os outros aspectos importantes que envolvem a atividade prática. Nesse percurso de formação, os profissionais também aprendem como intervir psicopedagogicamente para que seus pacientes melhorem e consigam superar suas dificuldades de aprendizagem. Porém, o que tenho sentido, enquanto psicopedagoga e professora universitária da área, é que muitos psicopedagogos se sentem inseguros para iniciar suas carreiras, principalmente porque, muitas vezes, acreditam que não vão conseguir ajudar o pacient e a superar suas dificuldades de aprendizado no momento da intervenção. Sabemos que esse momento é muito difícil, pois não há uma orientação específica sobre o que fazer em cada situação com o paciente, diferentemente do diagnóstico, que é mais objet ivo. Não que o diagnóstico seja mais fácil, porém há manuais e guias que ajudam na prática do atendimento clínico ou institucional no momento de sua realização. Os meus alunos muitas vezes me perguntam: “Professora, não tem nenhum livro que expliq ue o que eu tenho que fazer na intervenção com o meu paciente para ajudá-lo?”, ou até mesmo “Não tem nenhum material ou um livro que explique como agir em cada caso, passo a passo?”. Explico que Intervenção Psicopedagógica não funciona como um livro de receitas, em que procuro no índice o problema do paciente e há a solução descrita detalhadamente. Por exemplo, “Criança agitada que não realiza as atividades”. É sabido também que a intervenção psicopedagógica não pode ser reduzida somente a at ividades práticas, pois está além da atividade. Às vezes, um olhar de afeto e de carinho do psicopedagogo ao paciente pode ser um gatilho para o início da transformação daquele sujeito. O vínculo estabelecido entre terapeuta-paciente é mais important e que aquilo que será feito durante as sessões por isso, criar o vínculo deve ser sempre o ponto de partida para o processo interventivo. Cada paciente terá uma demanda específica, e para suprir as necessidades de cada um, um plano de intervenção
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9788579541261
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Carolina Ferreira Barros Lumpp
Número de páginas 148
Editora MEMNON EDIÇÕES CIENTÍFICAS
Genero Geral
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 9788579541261
Encadernação Brochura
Edição 1
Ano de Edição 2018
Tiragem 0
Descrição A Psicopedagogia tem crescido muito nos últimos anos. A sociedade tem percebido e reconhecido, cada dia mais, a importância desse profissional no mercado de trabalho e de sua atuação sobre os problemas de aprendizagem. Nos cursos de formação, tant o em nível de graduação e/ou de especialização, os psicopedagogos aprendem sobre a práxis: quais são os passos do diagnóstico, como estabelecer vínculo com o paciente, como elaborar a anamnese, como aplicar e a analisar testes específicos, entre tant os outros aspectos importantes que envolvem a atividade prática. Nesse percurso de formação, os profissionais também aprendem como intervir psicopedagogicamente para que seus pacientes melhorem e consigam superar suas dificuldades de aprendizagem. Porém, o que tenho sentido, enquanto psicopedagoga e professora universitária da área, é que muitos psicopedagogos se sentem inseguros para iniciar suas carreiras, principalmente porque, muitas vezes, acreditam que não vão conseguir ajudar o pacient e a superar suas dificuldades de aprendizado no momento da intervenção. Sabemos que esse momento é muito difícil, pois não há uma orientação específica sobre o que fazer em cada situação com o paciente, diferentemente do diagnóstico, que é mais objet ivo. Não que o diagnóstico seja mais fácil, porém há manuais e guias que ajudam na prática do atendimento clínico ou institucional no momento de sua realização. Os meus alunos muitas vezes me perguntam: “Professora, não tem nenhum livro que expliq ue o que eu tenho que fazer na intervenção com o meu paciente para ajudá-lo?”, ou até mesmo “Não tem nenhum material ou um livro que explique como agir em cada caso, passo a passo?”. Explico que Intervenção Psicopedagógica não funciona como um livro de receitas, em que procuro no índice o problema do paciente e há a solução descrita detalhadamente. Por exemplo, “Criança agitada que não realiza as atividades”. É sabido também que a intervenção psicopedagógica não pode ser reduzida somente a at ividades práticas, pois está além da atividade. Às vezes, um olhar de afeto e de carinho do psicopedagogo ao paciente pode ser um gatilho para o início da transformação daquele sujeito. O vínculo estabelecido entre terapeuta-paciente é mais important e que aquilo que será feito durante as sessões por isso, criar o vínculo deve ser sempre o ponto de partida para o processo interventivo. Cada paciente terá uma demanda específica, e para suprir as necessidades de cada um, um plano de intervenção
Código de Barras 9788579541261

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:INTERVENÇAO PSICOPEDAGOGICA