Com o objetivo de introduzir a prática da Neuropsicologia, esta segunda edição do Manual de Avaliação Neuropsicológica: A prática da testagem cognitiva é destinado a profissionais das áreas da saúde e da educação e a alunos de graduação e pós-graduaç ão em Neuropsicologia que desejam atuar na área de avaliação cognitiva e neuropsicológica. A obra em dois volumes é composta de 17 capítulos organizados em duas seções: Seção 1 – Avaliação Neuropsicológica: do raciocínio clínico e psicométrico ao passo a passo da aplicação prática Seção 2 – Funções cognitivas, comportamento, humor e funcionalidade e seu exame por meio de testes psicológicos ou multidisciplinares. A primeira seção do manual e o início da segunda seção (que apresenta o s conceitos introdutórios e os instrumentos de testagem para rastreio cognitivo, baterias abrangentes, eficiência intelectual, memória e atenção se encontram no Volume 1 do manual. Este Volume 2 contém os conceitos introdutórios e os instrumentos de testagem para funções executivas, linguagem, habilidades relacionadas aos desempenho acadêmico, habilidades perceptuais e motoras, cognição social, personalidade, além de escalas, inventários e questionários para avaliação de habilidades sociais, contexto educacional, déficit de atenção e hiperatividade, humor, rastreio de transtorno do espectro do autismo, cognição social, desenvolvimento infantil e funcionalidade.
Com o objetivo de introduzir a prática da Neuropsicologia, esta segunda edição do Manual de Avaliação Neuropsicológica: A prática da testagem cognitiva é destinado a profissionais das áreas da saúde e da educação e a alunos de graduação e pós-graduaç ão em Neuropsicologia que desejam atuar na área de avaliação cognitiva e neuropsicológica. A obra em dois volumes é composta de 17 capítulos organizados em duas seções: Seção 1 – Avaliação Neuropsicológica: do raciocínio clínico e psicométrico ao passo a passo da aplicação prática Seção 2 – Funções cognitivas, comportamento, humor e funcionalidade e seu exame por meio de testes psicológicos ou multidisciplinares. A primeira seção do manual e o início da segunda seção (que apresenta o s conceitos introdutórios e os instrumentos de testagem para rastreio cognitivo, baterias abrangentes, eficiência intelectual, memória e atenção se encontram no Volume 1 do manual. Este Volume 2 contém os conceitos introdutórios e os instrumentos de testagem para funções executivas, linguagem, habilidades relacionadas aos desempenho acadêmico, habilidades perceptuais e motoras, cognição social, personalidade, além de escalas, inventários e questionários para avaliação de habilidades sociais, contexto educacional, déficit de atenção e hiperatividade, humor, rastreio de transtorno do espectro do autismo, cognição social, desenvolvimento infantil e funcionalidade.