O livro "O sentido da matemática e a matemática do sentido - aproximações com o Programa Etnomatemática" possibilita aos pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação um novo olhar para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares. Atualmente, o sentido da matemática é nulo ou quase nulo aos olhos dos alunos, que não veem utilidade naquilo que aprendem. O intuito desse livro é apresentar a matemática do sentido enveredando- se pela psicologia educacional, trazendo a aprendizagem significativa conjuntamente ao Programa Etnomatemática como caminhos de encontro entre o ensino, a aprendizagem e a cultura, afetando os alunos com tonalidades agradáveis para o desenvolvimento do desejo em aprender os conceitos matemáticos escolares. Nessa lógica, é introduzida uma nova dimensão ao Programa Etnomatemática: a dimensão afetiva, inspirada na teoria walloniana que aborda a pessoa completa e que se utiliza das relações proporcionadas consigo, com os outros e com o mundo.
O livro "O sentido da matemática e a matemática do sentido - aproximações com o Programa Etnomatemática" possibilita aos pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação um novo olhar para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares. Atualmente, o sentido da matemática é nulo ou quase nulo aos olhos dos alunos, que não veem utilidade naquilo que aprendem. O intuito desse livro é apresentar a matemática do sentido enveredando- se pela psicologia educacional, trazendo a aprendizagem significativa conjuntamente ao Programa Etnomatemática como caminhos de encontro entre o ensino, a aprendizagem e a cultura, afetando os alunos com tonalidades agradáveis para o desenvolvimento do desejo em aprender os conceitos matemáticos escolares. Nessa lógica, é introduzida uma nova dimensão ao Programa Etnomatemática: a dimensão afetiva, inspirada na teoria walloniana que aborda a pessoa completa e que se utiliza das relações proporcionadas consigo, com os outros e com o mundo.