Este livro, fruto do trabalho coletivo realizado pelo grupo de estudos, pesquisas e discussões, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, "Educação em Ciências em Diálogo" - GEPECiD, apresenta 5 capítulos, abrangendo diferentes práxis de um esperançar coletivo."Coletivamente, organizamos capítulos que pudessem representar a nossa história nesses 10 anos. Essa proposta, mais do que indicar caminhos para uma educação problematizadora e dialógica, pretende problematizar aspectos que estão impedindo a construção de uma escola e de uma sociedade pautadas pela justiça social, em que a leitura crítica de mundo possa ser realizada".O leitor vai encontrar sementes carregadas de esperanças, potencialidades e desafios, de processos reflexivos pautados no Estilo de Pensamento Curricular Freireano, em busca de terrenos mais férteis. Sementes essas, germinadas coletivamente pelas "abelhas" que constituem a colmeia de construção de conhecimentos cultivados em busca de uma transformação educacional e social."Queremos, com essa obra, continuar o diálogo não apenas com aqueles que compartilham do nosso Estilo de Pensamento, mas, como uma característica nossa, dialogar e aprender também com os demais sujeitos educadores e educadoras (em formação inicial ou permanente) que, assim como nós, sonham e trabalham por um outro mundo possível".
Este livro, fruto do trabalho coletivo realizado pelo grupo de estudos, pesquisas e discussões, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, "Educação em Ciências em Diálogo" - GEPECiD, apresenta 5 capítulos, abrangendo diferentes práxis de um esperançar coletivo."Coletivamente, organizamos capítulos que pudessem representar a nossa história nesses 10 anos. Essa proposta, mais do que indicar caminhos para uma educação problematizadora e dialógica, pretende problematizar aspectos que estão impedindo a construção de uma escola e de uma sociedade pautadas pela justiça social, em que a leitura crítica de mundo possa ser realizada".O leitor vai encontrar sementes carregadas de esperanças, potencialidades e desafios, de processos reflexivos pautados no Estilo de Pensamento Curricular Freireano, em busca de terrenos mais férteis. Sementes essas, germinadas coletivamente pelas "abelhas" que constituem a colmeia de construção de conhecimentos cultivados em busca de uma transformação educacional e social."Queremos, com essa obra, continuar o diálogo não apenas com aqueles que compartilham do nosso Estilo de Pensamento, mas, como uma característica nossa, dialogar e aprender também com os demais sujeitos educadores e educadoras (em formação inicial ou permanente) que, assim como nós, sonham e trabalham por um outro mundo possível".