O livro Saber tecnológico: a construção dos saberes docentes à luz da epistemologia da complexidade traz reflexões importantes acerca da necessidade da construção de novos saberes para a prática pedagógica dos professores, principalmente no contexto da cibercultura. A docência como uma atividade complexa exige uma multiplicidade de saberes, que estão constantemente num processo de construção e reconstrução. A obra apresenta um caminho possível para a construção do saber tecnológico, considerado cada vez mais pertinente para viver na sociedade contemporânea. Resultado de um estudo de caso único com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, investigado pela autora em nível de doutorado em Educação, este livro apresenta esse caminho que se caracteriza como uma das vias para a construção do saber tecnológico ao ser tecido com os demais saberes da profissão, na medida em que é exigido e mobilizado na e pela prática pedagógica. Sua construção é influenciada pela multidimensionalidade contextual, pelas condições subjetivas e intersubjetivas e pela religação dos saberes docentes. Por isso, a leitura desta obra destina-se a todos os professores e pedagogos que compartilham seus saberes por diferentes caminhos, em contextos distintos, na relação com o outro em movimentos de ordem, desordem, organização e múltiplas interações.
a construção dos saberes docentes à luz da epistemologia da complexidade
O livro Saber tecnológico: a construção dos saberes docentes à luz da epistemologia da complexidade traz reflexões importantes acerca da necessidade da construção de novos saberes para a prática pedagógica dos professores, principalmente no contexto da cibercultura. A docência como uma atividade complexa exige uma multiplicidade de saberes, que estão constantemente num processo de construção e reconstrução. A obra apresenta um caminho possível para a construção do saber tecnológico, considerado cada vez mais pertinente para viver na sociedade contemporânea. Resultado de um estudo de caso único com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, investigado pela autora em nível de doutorado em Educação, este livro apresenta esse caminho que se caracteriza como uma das vias para a construção do saber tecnológico ao ser tecido com os demais saberes da profissão, na medida em que é exigido e mobilizado na e pela prática pedagógica. Sua construção é influenciada pela multidimensionalidade contextual, pelas condições subjetivas e intersubjetivas e pela religação dos saberes docentes. Por isso, a leitura desta obra destina-se a todos os professores e pedagogos que compartilham seus saberes por diferentes caminhos, em contextos distintos, na relação com o outro em movimentos de ordem, desordem, organização e múltiplas interações.