Refletir as diferentes dimensões das complexas relações urbanas é o foco deste livro sobre Curitiba e sua Região Metropolitana. Os temas sobre educação, movimentos sociais e sustentabilidade urbana serão abordados por sete artigos que tratam de Curitiba no contexto das determinações que constituíram o modelo adotado em seu planejamento, gestão, e condições de sustentabilidade de vida nesta cidade. A educação trata da visão dos alunos de escola pública sobre a imagem social construída de Curitiba como modelo de urbanização. Aborda, também, a prática educativa de sustentabilidade das lideranças comunitárias a partir do território da bacia hidrográfica de Curitiba. Os movimentos sociais são considerados no contexto das Associações de Moradores e Amigos de Bairro de Curitiba, no final dos anos de 1970, voltado às reivindicações desses moradores pela posse e uso da terra para morar, direitos de cidadania e infraestrutura básica. E no âmbito das relações entre o e Estado e a sociedade civil organizada para aprovação da política pública e licitação do transporte coletivo de Curitiba. O tema de sustentabilidade aborda a reflexão sobre as ações bem sucedidas de planejamento urbano de Curitiba e os mecanismos utilizados pelo poder público para a produção da cidade como um bem de consumo. Aborda, o processo de urbanização acarreta problemas, como a degradação de áreas e a ocupação desordenada e irregular pela população mais carente, a produção e o acúmulo de lixo. Assim, cabe ao gestor urbano propor diretrizes e soluções ao problema da exclusão social, formulando políticas públicas adequadas à dinâmica da cidade, a partir da gestão e prevenção de riscos no âmbito da sustentabilidade urbana.
Refletir as diferentes dimensões das complexas relações urbanas é o foco deste livro sobre Curitiba e sua Região Metropolitana. Os temas sobre educação, movimentos sociais e sustentabilidade urbana serão abordados por sete artigos que tratam de Curitiba no contexto das determinações que constituíram o modelo adotado em seu planejamento, gestão, e condições de sustentabilidade de vida nesta cidade. A educação trata da visão dos alunos de escola pública sobre a imagem social construída de Curitiba como modelo de urbanização. Aborda, também, a prática educativa de sustentabilidade das lideranças comunitárias a partir do território da bacia hidrográfica de Curitiba. Os movimentos sociais são considerados no contexto das Associações de Moradores e Amigos de Bairro de Curitiba, no final dos anos de 1970, voltado às reivindicações desses moradores pela posse e uso da terra para morar, direitos de cidadania e infraestrutura básica. E no âmbito das relações entre o e Estado e a sociedade civil organizada para aprovação da política pública e licitação do transporte coletivo de Curitiba. O tema de sustentabilidade aborda a reflexão sobre as ações bem sucedidas de planejamento urbano de Curitiba e os mecanismos utilizados pelo poder público para a produção da cidade como um bem de consumo. Aborda, o processo de urbanização acarreta problemas, como a degradação de áreas e a ocupação desordenada e irregular pela população mais carente, a produção e o acúmulo de lixo. Assim, cabe ao gestor urbano propor diretrizes e soluções ao problema da exclusão social, formulando políticas públicas adequadas à dinâmica da cidade, a partir da gestão e prevenção de riscos no âmbito da sustentabilidade urbana.