A dança é uma arte da cena. Seu aqui e agora, na fugacidade do tempo, vai deixando rastros indeléveis de presença, pura presença que se esvai, mas persiste, na continuidade das transmutações do corpo em movimento. Essa, entre outras, é uma das razões do fascínio e mesmo arrebatamento que a dança produz. Mas, sendo cena e para ser cena, a dança consiste também de uma multiplicidade de facetas que nem sempre são colocadas à mostra. Este livro, composto de uma coletânea de ensaios de autores que, de uma forma ou de outra, vivem ou são atraídos pela dança, tem por intenção abrir para a reflexão algumas entre as plurifacetas constitutivas da dança.
Assim, o leitor irá encontrar agudas indagações sobre a dança em si, seus modos de chegar ao público e maneiras pelas quais este a recebe, irá também acompanhar análises do papel desempenhado pelas mediações tecnológicos na dança, radicalizadas até o ponto da conversão do corpo em sistemas enativos-afetivos. A jornada prossegue nas reflexões sobre o estatuto da dança como linguagem, seu comportamento específico ditado por sua constituição de linguagem. Avança, então, para a dança focada pelo prisma da crítica genética. As intersemioses da dança com outros sistemas semióticos aqui comparece nas suas relações com o cinema até alcançar a proposta interdisciplinar de uma visão renovada da clínica do corpo à luz da psicanálise. Tudo isso perfeitamente regado de exemplos efetivados em espetáculos, colocados sob a luz de análises e comentários críticos, sem os quais a dança, o ser da dança, perder-se-ia nas brumas da abstração.
Autores:
Cássia Navas
Ivani Santana
Diana Domingues
Carine Turelly
Lucia Santaella
Cristiane Wosniak
Marcilio de Souza Vieira
Cristina Santaella-Braga
Everson Motta
Isabel Marques
Antrifo Sanches Neto
A dança é uma arte da cena. Seu aqui e agora, na fugacidade do tempo, vai deixando rastros indeléveis de presença, pura presença que se esvai, mas persiste, na continuidade das transmutações do corpo em movimento. Essa, entre outras, é uma das razões do fascínio e mesmo arrebatamento que a dança produz. Mas, sendo cena e para ser cena, a dança consiste também de uma multiplicidade de facetas que nem sempre são colocadas à mostra. Este livro, composto de uma coletânea de ensaios de autores que, de uma forma ou de outra, vivem ou são atraídos pela dança, tem por intenção abrir para a reflexão algumas entre as plurifacetas constitutivas da dança.
Assim, o leitor irá encontrar agudas indagações sobre a dança em si, seus modos de chegar ao público e maneiras pelas quais este a recebe, irá também acompanhar análises do papel desempenhado pelas mediações tecnológicos na dança, radicalizadas até o ponto da conversão do corpo em sistemas enativos-afetivos. A jornada prossegue nas reflexões sobre o estatuto da dança como linguagem, seu comportamento específico ditado por sua constituição de linguagem. Avança, então, para a dança focada pelo prisma da crítica genética. As intersemioses da dança com outros sistemas semióticos aqui comparece nas suas relações com o cinema até alcançar a proposta interdisciplinar de uma visão renovada da clínica do corpo à luz da psicanálise. Tudo isso perfeitamente regado de exemplos efetivados em espetáculos, colocados sob a luz de análises e comentários críticos, sem os quais a dança, o ser da dança, perder-se-ia nas brumas da abstração.
Autores:
Cássia Navas
Ivani Santana
Diana Domingues
Carine Turelly
Lucia Santaella
Cristiane Wosniak
Marcilio de Souza Vieira
Cristina Santaella-Braga
Everson Motta
Isabel Marques
Antrifo Sanches Neto